Mercado de trabalho: o novo profissional de radiologia

Cada vez mais concorrida, a área de radiologia tem avançado na mesma velocidade que a tecnologia. Um perfil profissional que reúne especialização técnica e pessoal pode ser a chave para abrir esse mercado 

Por Verônica Falco – CRTR-SP – 5ª Região

A recente, e duradoura crise econômica afetou diversas áreas e causou uma onda de desemprego no Brasil. No segmento da radiologia não foi diferente. A questão enfrentada por profissionais como auxiliares, técnicos e tecnólogos da radiologia é: como entrar e se manter no, cada vez mais exigente, mercado de trabalho.

O perfil profissional é o que tem diferenciado os candidatos no processo de recolocação e estabilidade. A especialização tem sido a palavra que mais se fala, e aparentemente pouco se entende, no segmento.

Para Erik da Silva Lima, gerente do setor de Radiologia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) da Fundação Faculdade de Medicina da USP, as mudanças tecnológicas da área exigem constante qualificação profissional. “A nossa função [dos profissionais de radiologia] deixou de ser uma mera ‘ação operacional’ para se tornar uma assistência de diagnósticos”, afirma Erik, que comanda mais de 160 profissionais entre técnicos e tecnólogos – isso somente no Icesp.

Outro ponto que precisa ser observado pelos profissionais de radiologia, segundo Lucivaldo Santos, entusiasta da radiologia, diretor geral e fundador do Instituto Cimas, é o direcionamento na carreira. “É preciso ter foco na área que você vai seguir. A formação base é o ponto inicial. O profissional que quer se destacar, ser ‘escolhido’ pelo mercado, precisa direcionar seu aprendizado, seus conhecimentos e dominar a área de atuação que escolheu. Saber um pouquinho de tudo, não te capacita para nada no fim das contas”, avalia.

Para ele, isso é tão importante que, no Cimas, os profissionais têm à disposição, gratuitamente, o chamado Programa de Orientação de Carreira (POC). Essa ferramenta de educação proporciona o conhecimento das diversas áreas de atuação da radiologia e, assim facilita a escolha da especialidade que mais agrada ao profissional. “A pessoa tem que ter paixão, encarar a profissão como uma carreira. Com isso a especialização se torna o caminho mais óbvio para que se conquiste sucesso”, afirma.

Quem partilha da mesma visão é Erik Lima que, em 18 anos de experiência em Radiologia atuou em diversas instituições públicas e privadas de São Paulo, afirma ser comum o despreparo. “O número de profissionais que não sabe o que quer, não tem metas, que não olha para a radiologia e diz: ‘meu sonho é trabalhar com isso,’ é tão grande quanto os que não encaram a radiologia como uma missão na vida”, avalia.

 

Surge o conceito “especialização global”

“O perfil profissional abrange condutas que vão desde a pontualidade, humanização do trabalho desenvolvido, domínio da modalidade escolhida, até a clareza de que você é a representação da radiologia perante o paciente”. Essa descrição, feita por Erik Lima, do Icesp, é o resumo do que tem se chamado de especialização global.

Julio Soares, coordenador da equipe de técnicos e tecnólogos em Radiologia Médica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), garante que não há como fugir dessa realidade e alerta que não adianta ter o melhor currículo técnico se isso não vem acompanhado de dedicação, esmero, seriedade e cuidado no trato diário com os pacientes e com o local de trabalho.

Ele lembra que isso se aplica também aos recém-formados. “Na fase de estágio, essas observações garantem, sem dúvida, um excelente início profissional. Quando a pessoa é boa no que faz, revela cuidado, atenção, zelo e dedicação, fatalmente se destacará entre os demais”, declara o coordenador de Radiologia da Unifesp.

Ana Aparecida Barros, que ingressou na radiologia quando ainda trabalhava como diarista e cuidava de duas crianças – e hoje tem formação como técnica e tecnóloga em radiologia, e é pós-graduada em imaginologia –, se vale da experiência para afirmar que as pessoas devem se dar conta de que ninguém consegue trabalhar sozinho. “Precisamos cuidar para que o ambiente seja favorável, e isso cabe a cada um de nós. Com isso conseguimos diminuir a tensão, que muita vezes é natural, tanto com o paciente, como com os médicos. Isso indiscutivelmente reflete no resultado final do trabalho”, afirma ela, que mora no Aricanduva, zona leste da capital paulista.

Ela não titubeia em afirmar que é preciso amar a profissão que escolheu. “Na área da saúde é preciso gostar de gente. Quem escolheu essa área de radiologia pensando que vai trabalhar menos e ganhar equivalentemente bem, tem que saber: é mito. Você só tem menos horas para desenvolver um trabalho melhor, com mais rendimento e excelência. É o que esperam de você”, avalia.

A estabilidade que pode gerar acomodação

Quem acha que esse profissional de radiologia é utópico, deve se atentar às diversas opções que se abrem, não só na área médica. Cada vez mais o conhecimento se faz necessário, seja na radiologia veterinária, odontológica, nuclear, industrial ou alimentícia, como na gestão, pesquisa e formação de docentes – todos são campos de atuação para quem detém cada vez mais conhecimento.

A tecnologia não regride. A partir do surgimento da telemedicina e os avanços tecnológicos dos equipamentos de radiologia, os médicos estão cada vez mais distantes dos serviços e estão confiando cada vez mais em suas equipes multidisciplinares. Com esse cenário, a evolução do profissional como um todo – a especialização global – é imprescindível para se conquistar espaço. “Precisamos cada vez mais, nos preparar para assistir, servir o médico com imagens, e para que isso seja feito com excelência, esses pontos precisam ser atendidos. Sem isso, não há como se manter no mercado de trabalho”, garante Julio Soares, da Unifesp.

Erik Lima é categórico ao destacar características essências para quem pretende se firmar no setor. Além desses pontos, o gerente de radiologia do Icesp, destaca que os hospitais e clínicas investem em alta tecnologia e precisam de profissionais com capacitação completa para operar esses equipamentos. “Esses itens são um patrimônio da empresa, precisam ser manuseados com conhecimento e responsabilidade, inclusive para a segurança dos pacientes. O profissional que também se atenta a isso é, sem dúvida, muito valorizado”, completa.

Para quem está empregado, o comodismo pode ser o maior inimigo. A dinâmica dos avanços da tecnologia, mudanças e surgimentos de novas especialidades faz obrigatório o que se convencionou chamar de educação continuada. Erik fala que a acomodação profissional é uma armadilha perigosa. “Mesmo escolhendo uma área específica e atuando nela, é preciso ficar atento aos desdobramentos desse segmento, seja em tecnologia, em estudos, ou em novos métodos de diagnósticos”, afirma.

Erik lembra que, com o envelhecimento da população, áreas da medicina, como a ortopedia, a cardiovascular e a oncologia, devem ser positivamente impactadas com a necessidade de diagnósticos por imagem. “Vale ficar atento aos novos procedimentos da medicina geriátrica e sua aplicação cada vez mais importante”, recomenda.

Mas e quem ainda não conseguiu se colocar no mercado de trabalho? A ‘fórmula’ é a mesma, e fora desse contexto as dificuldades só aumentam e o despreparo cobra seu preço. Lucivaldo Santos, que por meio do Cimas trabalha também com processos seletivos, entre eles os do Hospital Santa Joana e da Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (Fidi), tem um emblemático parâmetro quando se fala da necessidade de qualificação e especialização.


“Tivemos um processo seletivo para 100 vagas e 13% dos candidatos conseguiram ficar acima da nota média. Menos da metade passou na primeira fase”, revela ele que, ao longo da vida, mesmo passando em diversos concursos públicos, sempre foi exigente com o próprio desempenho. “Uma vez, mesmo me classificando, fiquei em vigésimo lugar, e sabe o que pensei? Pensei: nossa, sou muito ruim, preciso estudar mais!’”, ri ao lembrar das vezes que antecederam as primeiras classificações em diversos concursos.

Sem dúvida a falta de experiência tem dificultado as possibilidades de quem está querendo entrar na área. Julio Bandeira Silva, 30 anos, tem formação técnica em radiologia e duas especializações, tomografia e radioterapia, e está prestes a começar um estágio. Ele aposta na troca de experiência e vê na educação continuada um bom caminho a seguir. “Isso ajuda a entrar no mercado com uma carga de conhecimentos atualizada, o que é um benefício tanto para mim como para a empresa que pode também renovar as rotinas”, defende.

A questão da concorrência

Essa atenção e dedicação à carreira pode se tornar a principal aliada frente à situação onde profissionais de outras áreas têm disputado espaço no ramo de atuação de técnicos e tecnólogos.

Na avaliação de Julio Soares, que há 15 anos atua como tecnólogo em radiologia, a falta de competitividade ocasionada pelas atuais circunstâncias normativas da categoria tem sido uma brecha para que trabalhadores sem a formação técnica adequada se coloquem como concorrência no mercado de trabalho. “Estamos sim num momento crítico em que mudanças na legislação trabalhista da nossa categoria se fazem necessárias. Mesmo assim, ele ainda defende que a qualificação é uma das melhores armas para que o radiologista, seja ele auxiliar, técnico ou tecnólogo, firme sua posição no mercado”, reflete.

Muitos se queixam da postura das empresas que exigem experiência e negam oportunidade mesmo para quem tem consideráveis horas de estágio. Sara Mateus, 34 anos, tem formação como técnica e tecnóloga em radiologia e entende bem disso. “Trabalhei três anos como voluntária para me preparar e para, quando a oportunidade chegasse, eu estivesse pronta”, conta. Com duas especializações – densitometria óssea e mamografia – ela, que atua como técnica em radiologia, enfrentou inúmeros desafios tanto na formação como no mercado de trabalho.

Sara lembra das dificuldades para conseguir espaço e colocar em prática o que aprendeu. “Eu sou muito curiosa, porém, o obstáculo que sinto é a prática e oportunidade para aqueles que só têm a formação [sem experiência]”. Ela conta que as empresas não investem no profissional, não incentivam e acabam não aproveitando o colaborador como ‘um todo’.

“O que me ajudou foi o estágio e o trabalho voluntário. O que vale é postura, assumir plantão, saber sair de situações problemáticas”, diz, mas lembra que têm os profissionais que realmente não se importam, “só querem concluir a carga e ir para casa”, conta a paulistana. Ela afirma que não critica quem desanimou, mas também ressalta que reclamar não resolve. “Só ficar esperando sabe, isso não adianta. Eu, mesmo tendo curso superior, atuo como técnica e vejo a dificuldade de arrumar estágio. Imagina quem se formou, jogou o diploma na gaveta e esqueceu dele?”.

Já André Luiz Silva, morador de São Vicente, área litorânea de São Paulo, aos 33 anos tem formação técnica e tecnóloga em radiologia, e pós-graduação em Docência no Ensino Superior lembra que no começo da carreira não foi nada fácil. “Durante os estágios do curso técnico tive a oportunidade de passar pelas mais variadas experiências que um aluno poderia ter. Passei por um pronto-socorro, dois hospitais de médio porte e uma clínica ortopédica”. Como não conhecia ninguém da área, ele teve que traçar uma estratégia para ser conhecido durante o estágio: fazer o máximo que pudesse em vários locais e mostrar aos profissionais o seu trabalho. “Além dos profissionais, mantive contato com uma colega de curso, que veio a me dar uma oportunidade e nos tornamos sócios dessa empresa que temos hoje”, afirma.

“As pessoas ainda pensam no tal QI (Quem Indicou) como forma de garantir um lugar no mercado de trabalho. Isso não existe mais. Recebo dezenas de candidatos indicados por profissionais renomados, mas nem sei quem indicou quem. O QI existe para quem é qualificado e ponto”, finaliza Julio.

48 comentários em “Mercado de trabalho: o novo profissional de radiologia

  • 8 de julho de 2018 em 16:37
    Permalink

    Muito boa esta matéria, sou recém formada com diploma e CRTR ativo fiz um aprimoramento em Densitometria Óssea e mamografia atualmente estou fazendo trabalho voluntário e vou fazer o Enem 2018 para ver se consigo uma bolsa de estudo 100%, ou com desconto, e trabalho em um Hospital de uma empresa bem conceituada minhas expectativa é entrar na área da radiologia deste hospital por enquanto estou na área administrativa/operacional, estou me esforçando e me dedicando e ao ler essa matéria reforçou o meu conceito em saber que estou no caminho certo, sou apaixonada por radiologia e vou conseguir entrar na área tenho certeza disso, todo esforço e dedicação vem sempre junto com ela uma recompensa

  • 9 de outubro de 2018 em 23:42
    Permalink

    Pode até ser verdade tudo o que li mas não é a realidade que vejo e vivo .
    Sou tecnóloga em radiologia formada há 2 anos e nunca consegui oportunidade de emprego , fiz outro curso no Senac em tópicos da Radioterapia para me aprofundar e não consegui emprego , parti para o pós em Mamografia e também não consegui . Então no meio em que vivo e com amigos formandos também , vejo que não basta ter um excelente diploma ou capacitação , ou conhecimento , a área está voltada para técnicos e tecnólogos não conseguem oportunidade , tenho colegas técnicos que adquiriram seus diploma de tecnólogo e nem assim alteraram seu cargo (continuam trabalhando como técnico , e com 3 anos estudados para não ser reconhecidos) .
    Nesta condição os anos passa e tudo o que você estudou , lutou , aprendeu vai caindo no esquecimento pela falta de prática (lógico que em uma tentativa futura não se está qualificado , porque o não praticado se esquece ) , outra questão é a obrigatoriedade de ter 1 ano de registro para conseguir a vaga ( se nunca me deram oportunidade como terei essa experiência) . Até quando tentarei um emprego naquilo que tanto almejei , até quando terei que acrescentar conhecimento e juntar inúmeros diplomas na gaveta “já que a questão pra muitos é o conhecimento ” , aqui fora é bem diferente .
    Deixo meu comentário e indignação , e confesso que a minha intenção nos últimos meses é cancelar minha habilitação , porque pagar mais de 400 Reais desempregada é para poucos
    Relembrando , eu não estudei para ser esquecida ou apenas mais uma

  • 13 de outubro de 2018 em 16:31
    Permalink

    Concordo com muitas questoes abordadas. Qualificação, especialização realmente diferencia muitos os candidados. Estou estagiando em um hospital de medio porte em Campinas e logo me formarei como tecnologo de radiologia. Porém ja observei algumas coisas na área de radiologia, o mercado e grande porem tem muito lugar que nao querem pagar profissionais qualificados. Por exemplo na odontologia e uma area que praticamente nao ha tecnicos ou tecnologos. Serea que nao falta uma abertura maior de campo para os tecnicos e tirar definitivamente pessoas nao habilitadadas no espaço dos profissionais que realmente deveriam estar?

  • 15 de novembro de 2018 em 21:18
    Permalink

    sempre soube que seria difícil ingressar nesta área , mesmo assim eu quis fazer o curso técnico … mas nao imaginava que seria impossível assim desse jeito ; se eu soubesse que teria esse percalço todo, teria optado por fazer enfermagem ! tenho certeza de que teria bem mais chances na área da saúde !

  • 2 de dezembro de 2018 em 13:24
    Permalink

    Como ficará nossa categoria técnico e tecnologo em radiologia, Os biomédicos estão invadindo nossa área e como já foi dito na revista deste ano que o conselho está proibido fiscalizar as instituições, com isso fico com a dúvida os biomédicos recebem insalubridade e tem a jornada de 24 horas ?

  • 31 de dezembro de 2018 em 04:55
    Permalink

    Buy Tamoxifen For Research Doxycycline 10mg Skin Health п»їcialis Viagra Plus Yohimbine

  • 14 de janeiro de 2019 em 06:10
    Permalink

    My wife and i felt now comfortable that Albert could complete his investigation from your precious recommendations he made through the web site. It’s not at all simplistic just to choose to be giving freely guidance which often some people have been making money from. Therefore we do know we need the blog owner to be grateful to for that. These illustrations you made, the easy web site navigation, the relationships you will assist to foster – it is most overwhelming, and it’s aiding our son and the family imagine that that content is interesting, which is especially essential. Thanks for all!

  • 14 de janeiro de 2019 em 13:45
    Permalink

    I would like to show my passion for your generosity giving support to men and women who have the need for help on in this issue. Your personal dedication to passing the solution all over appeared to be especially productive and have consistently empowered many people just like me to arrive at their aims. The warm and friendly guidelines implies a great deal a person like me and especially to my office colleagues. Regards; from everyone of us.

  • 14 de janeiro de 2019 em 14:17
    Permalink

    Stendra Want To Buy isotretinoin shop Pharmaonline cialis 5 mg best price usa Taking Amoxicillin During Ovulation Buy Trimix Injection Online Levaquin No Prescription Needed

  • 14 de janeiro de 2019 em 16:46
    Permalink

    Thanks for your whole labor on this web page. Kate enjoys making time for investigation and it’s really obvious why. Many of us learn all relating to the dynamic way you give insightful thoughts through your blog and as well recommend response from the others about this area and our own simple princess is certainly understanding a lot. Have fun with the rest of the new year. You’re carrying out a brilliant job.

  • 15 de janeiro de 2019 em 00:29
    Permalink

    I enjoy you because of your own effort on this web site. Kim really likes setting aside time for research and it’s obvious why. My spouse and i hear all of the powerful method you render good suggestions on your web blog and even attract contribution from other people on the area of interest so our own girl is really starting to learn a lot. Take advantage of the remaining portion of the year. You’re doing a brilliant job.

  • 15 de janeiro de 2019 em 10:03
    Permalink

    I would like to get across my respect for your kindness supporting people that absolutely need guidance on in this concern. Your special dedication to getting the message throughout was certainly useful and has usually made most people just like me to get to their ambitions. Your warm and helpful help implies a great deal to me and still more to my fellow workers. Many thanks; from all of us.

  • 15 de janeiro de 2019 em 18:36
    Permalink

    I would like to express my thanks to you for bailing me out of this challenge. Because of searching through the world wide web and getting tricks which are not powerful, I assumed my entire life was over. Being alive devoid of the approaches to the difficulties you have solved by means of your entire review is a serious case, and ones which might have adversely damaged my career if I hadn’t noticed your blog. Your own personal knowledge and kindness in handling all the details was vital. I don’t know what I would’ve done if I had not come upon such a thing like this. I can also at this moment relish my future. Thanks very much for this specialized and result oriented help. I will not hesitate to recommend your web sites to anybody who would need direction about this subject matter.

  • 16 de janeiro de 2019 em 02:34
    Permalink

    I wish to express my appreciation to the writer for bailing me out of this type of scenario. Right after looking throughout the online world and meeting things which were not beneficial, I believed my life was gone. Existing minus the approaches to the issues you have sorted out all through your main guide is a serious case, and those that would have badly damaged my career if I hadn’t encountered your site. The talents and kindness in playing with almost everything was crucial. I am not sure what I would have done if I had not come across such a solution like this. It’s possible to now look forward to my future. Thanks very much for the impressive and result oriented help. I won’t hesitate to recommend your blog to anybody who requires direction about this subject matter.

  • 16 de janeiro de 2019 em 13:30
    Permalink

    I wanted to draft you the very small remark in order to say thanks a lot the moment again relating to the marvelous opinions you’ve documented above. It has been so generous with you to supply extensively precisely what many of us might have offered for an e-book to earn some profit for themselves, certainly given that you could possibly have tried it if you wanted. The pointers likewise worked as a easy way to fully grasp other individuals have similar desire like my own to learn lots more when considering this condition. I’m sure there are several more fun instances ahead for folks who look over your blog post.

  • 16 de janeiro de 2019 em 21:27
    Permalink

    I’m writing to let you know of the notable encounter my girl had using yuor web blog. She discovered such a lot of things, not to mention what it is like to have a wonderful giving character to make other people without problems know certain tricky topics. You really exceeded people’s desires. Thanks for displaying such practical, dependable, revealing and even fun guidance on your topic to Jane.

  • 17 de janeiro de 2019 em 06:02
    Permalink

    I must voice my gratitude for your generosity giving support to persons that must have help on the idea. Your very own commitment to passing the solution all over has been certainly invaluable and have empowered folks much like me to arrive at their goals. Your new insightful suggestions can mean much to me and especially to my colleagues. Thank you; from everyone of us.

  • 17 de janeiro de 2019 em 07:23
    Permalink

    I simply had to say thanks again. I do not know the things I might have accomplished without the basics shared by you directly on this concern. This has been the frustrating dilemma for me, however , understanding a well-written fashion you dealt with it made me to cry over delight. Extremely thankful for this guidance and then wish you know what a great job you were undertaking educating the rest through the use of your blog. Most probably you’ve never met all of us.

  • 17 de janeiro de 2019 em 16:13
    Permalink

    I wanted to send you this bit of word to finally thank you very much over again for these magnificent tricks you have featured on this page. It has been particularly generous with you in giving without restraint precisely what a few individuals could have offered for sale as an ebook to help make some cash for their own end, mostly seeing that you might have tried it in the event you wanted. These thoughts additionally worked like a fantastic way to know that some people have the same desire like my personal own to see a great deal more when it comes to this condition. I’m certain there are millions of more pleasant moments ahead for many who check out your blog post.

  • 17 de janeiro de 2019 em 23:14
    Permalink

    I simply needed to thank you so much again. I am not sure what I could possibly have implemented without the type of thoughts shown by you directly on this industry. Entirely was a real difficult setting in my position, but looking at a new professional approach you resolved that forced me to jump with contentment. I am thankful for the guidance and even believe you really know what an amazing job you were accomplishing instructing many people thru your site. Probably you have never met any of us.

  • 18 de janeiro de 2019 em 00:35
    Permalink

    how to get a quick easy loan

    bd65 wow look it is endurance

    bd65 is en pastilla

    bd65 is free online index

    bd65

  • 18 de janeiro de 2019 em 07:04
    Permalink

    I would like to show some appreciation to you for rescuing me from this particular matter. After searching throughout the world-wide-web and seeing ways which were not productive, I figured my entire life was done. Existing without the solutions to the problems you’ve resolved through your good blog post is a crucial case, and the ones that would have in a negative way affected my entire career if I hadn’t noticed your web site. The natural talent and kindness in controlling all things was excellent. I don’t know what I would have done if I had not encountered such a point like this. I can now look ahead to my future. Thanks a lot very much for your professional and sensible guide. I won’t be reluctant to endorse your web page to any individual who will need guide on this problem.

  • 18 de janeiro de 2019 em 16:36
    Permalink

    I have to express my thanks to this writer just for bailing me out of this incident. As a result of looking through the search engines and meeting views that were not helpful, I thought my entire life was done. Living minus the approaches to the difficulties you’ve solved by means of your good article is a crucial case, as well as those that might have in a wrong way affected my entire career if I had not come across your blog. Your expertise and kindness in maneuvering the whole thing was very useful. I am not sure what I would have done if I hadn’t discovered such a step like this. I can also at this moment look forward to my future. Thanks for your time very much for your specialized and sensible help. I won’t be reluctant to propose your site to any individual who desires tips on this issue.

  • 18 de janeiro de 2019 em 23:17
    Permalink

    Thanks for your own efforts on this web page. My mother really likes going through internet research and it is easy to understand why. Almost all know all regarding the powerful medium you give priceless guidance by means of the website and as well strongly encourage participation from other ones on this area while our own girl is truly learning a whole lot. Take advantage of the remaining portion of the year. You are always conducting a powerful job.

  • 19 de janeiro de 2019 em 08:03
    Permalink

    I enjoy you because of your entire hard work on this web page. My aunt loves participating in internet research and it’s simple to grasp why. All of us learn all of the lively means you produce important thoughts on this website and therefore recommend participation from other ones on the area of interest and my simple princess is without a doubt discovering a lot of things. Take advantage of the remaining portion of the year. You are performing a terrific job.

  • 19 de janeiro de 2019 em 17:18
    Permalink

    I truly wanted to make a comment to say thanks to you for all the marvelous guides you are sharing at this website. My time intensive internet lookup has at the end of the day been recognized with extremely good strategies to go over with my contacts. I ‘d declare that most of us readers actually are undoubtedly fortunate to exist in a great website with so many perfect people with beneficial points. I feel very much happy to have discovered the webpage and look forward to plenty of more amazing times reading here. Thank you once more for everything.

  • 20 de janeiro de 2019 em 00:23
    Permalink

    I intended to draft you that very little note just to say thanks the moment again for the amazing thoughts you have discussed on this page. This is simply incredibly open-handed with you to supply extensively just what a few people could possibly have sold as an e-book in order to make some cash for their own end, specifically considering the fact that you could possibly have tried it in the event you decided. Those pointers in addition worked as the fantastic way to be sure that some people have a similar eagerness just as my personal own to know whole lot more when considering this problem. I think there are millions of more pleasurable occasions in the future for folks who looked at your site.

  • 20 de janeiro de 2019 em 01:51
    Permalink

    I as well as my buddies ended up analyzing the great procedures on the website and instantly came up with a horrible feeling I never thanked you for them. All the people are actually consequently warmed to read them and have in effect in truth been using those things. Thank you for getting indeed thoughtful and then for making a decision on this sort of brilliant subject matter most people are really desirous to know about. Our sincere apologies for not expressing gratitude to earlier.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.