fbpx

Fiscalização flagra exercício ilegal no Hospital Caieiras Veterinário

Na ação, os agentes fiscais foram surpreendidos com uma técnica em veterinária exercendo o ofício do profissional da radiologia 

No dia 11/7, a equipe de fiscalização do Conselho Regional de Técnicos e Tecnólogos em Radiologia (CRTR-SP) da 5ª Região esteve no Hospital Caieiras Veterinário, zona norte de São Paulo. No local, visitado pela primeira vez, foi constatado exercício ilegal da profissão. 

No setor de Radiodiagnóstico da unidade de atendimento, os fiscais do CRTR5 solicitaram uma cópia do Relatório de Coleta de Doses, bem como informações sobre a última coleta, e a escala de trabalho do profissionais da radiologia da instituição – já que a médica veterinária presente no momento da fiscalização havia garantido que os equipamentos de radiações ionizantes eram operados por uma técnica devidamente habilitada na área. 

Porém, ao analisar o documento de identificação da pessoa responsável pelo plantão, foi confirmado que, na realidade, se tratava de uma técnica em veterinária. Com isso, constatada a infração, a fiscalização pediu o afastamento imediato da funcionária das atividades ligadas às práticas radiológicas. Isso porque, no campo da radiologia veterinária, os exames de imagens devem ser realizados, exclusivamente, por técnicos/tecnólogos em radiologia, ou, por médicos e estagiários de medicina veterinária (acompanhados).  

Após deixar o hospital, a fiscalização foi até a delegacia de polícia da região e registrou boletim de ocorrência de Exercício Ilegal da Profissão, o que é considerado Contravenção Penal.