fbpx

Palavra do Presidente

Julio César dos Santos – Presidente do CRTR-SP

Bem vindos de volta ao futuro!

O novo corpo de conselheiros do Conselho Regional de Técnicos de Radiologia – CRTR/SP, que é reintegrado pela resolução número 19, de 8 de Novembro de 2019, publicada no Diário Oficial da União neste dia 11/11/2019, inicia uma gestão cheia de desafios.

Sempre tive a certeza de que retomaríamos nosso lugar conquistado pelo voto democrático e por isso, estou preparado para enfrentar uma-a-uma as dificuldades deixadas pela diretoria interventora do CONTER, que teoricamente deveria ter vindo para solucionar problemas, em vez de criá-los.

Nestes anos provei do amargo sentimento de descrédito, isolamento e insegurança. Pessoas que imaginei amigas se ausentaram, e sinto a necessidade de aproveitar este momento de triunfo para reconhecer aqueles que sempre estiveram comigo, os que se dispuseram a me apoiar mesmo que isto significasse abrir mão dos próprios interesses. Encabeçando esta pequena lista estão Deus, minha família, representando estes leais apoiadores e os meus amigos, que no dia 4/11/2019, vieram me prestigiar numa cerimônia que deveria marcar uma transição que nunca aconteceu.  Agradeço também ao corpo de conselheiros que comigo retorna ao Conselho do qual nunca deveríamos ter sido afastados. A justiça tarda, mas não falha.

O tempo ainda é insuficiente para termos a dimensão exata dos prejuízos administrativos e financeiros, que poderiam justificar o abandono das chaves sem o devido processo de transição, mas a judicialização, que objetivava a permanência indefinida da intervenção, sugere covardia para o enfrentamento da assustadora realidade. Uma revisão preliminar já aponta para uma gestão totalmente irresponsável. Os interventores não precisaram de muito tempo para transformar um superávit de mais de três milhões em déficit que chega a quase dois milhões, ameaçando o funcionamento do próprio Conselho.

Uma auditoria profunda nos dará plena consciência deste quadro dramático, que será devidamente compartilhado com toda a categoria de forma transparente. Tomaremos todas as providências cabíveis para o ressarcimento do dano ao erário provocado pela intervenção.

A intervenção que durou vinte e três meses interrompeu abruptamente nossos sonhos e projetos. Foi um período sombrio, de incertezas e de muitas injustiças com os conselheiros eleitos. Houve erros, mais que isso houve um golpe que tentou se perpetuar no poder através de manobras administrativas, políticas e judiciais, para atender os interesses escusos da atual diretoria do CONTER. Os maiores prejudicados foram nossos profissionais, que, prometo, serão recolocados , comigo na presidência deste Conselho, no foco das nossas atenções.

Esta será uma administração inovadora cuja meta será: Valorizar o profissional para proteger a sociedade! Seriedade, responsabilidade e transparência serão parte da nossa obrigação. Trabalharemos com todo nosso empenho para, junto dos nossos valorosos colaboradores, construirmos uma gestão moderna, eficiente e que atenda a necessidade da nossa categoria profissional.

Vamos promover a necessária qualificação, a melhor maneira de proteger nossos profissionais da ferrenha e ilegal competição imposta por profissionais desleais de outras áreas. Mas isso não basta!  Utilizaremos de todos os meios ao nosso alcance, administrativos e jurídicos, para impedir e expulsar os invasores da nossa profissão, regulamentada pela lei 7394/85.

Vamos promover a aproximação entre o Conselho e os profissionais para o sucesso pleno do Novo Conselho.

Convido a todos para participar da nossa gestão pelos canais de comunicação, no nosso site e nas redes sociais.

Eu conto com cada um de vocês!

Saudações radiológicas,
Julio César dos Santos
Presidente do CRTR/SP