Desde crianças somos submetidos a processos educacionais e educativos, que no decorrer de nossas vidas contribuem para que nos tornemos membros produtivos da sociedade. Mais do que sermos vistos como capital humano, somos os responsáveis pelo equilíbrio e pelo funcionamento da sociedade, por meio das nossas habilidades profissionais e pessoais, na promoção do desenvolvimento sociocultural como um todo.

Com o desenvolvimento de pesquisas a respeito da potencialidade dos softwares, redes e plataformas digitais, como instrumentos mediadores dos processo de ensino-aprendizagem, o atual contexto de pandemia e isolamento social trouxeram à tona a potencialidade da Educação à Distância e dos recursos midiáticos e digitais. Porém, mais importante do que saber utilizar tais ferramentas, é encontrar uma abordagem capaz de transmitir, além de apenas conhecimento técnico, mas sim, uma maneira de se desenvolver o pensamento crítico-reflexivo, capaz de transformar o ambiente de maneira real.

Neste contexto, coexistem os nativos digitais*, que aprenderam desde cedo a utilizar na prática os mais diferentes objetos, e os imigrantes digitais*, que precisam adaptar-se velozmente para aprender a utilizar novas ferramentas, e a desenvolver metodologias e estratégias de ensino-aprendizagem. Presenciamos uma revolução dentro de outra, um processo em que professores,  alunos e familiares aprendem a se organizar e a ajudar-se mutuamente. Descobre-se a cada instante que educar é um ato de amor, e que o conhecimento saiu dos muros das escolas para dentro dos lares, para que um se tornasse a extensão do outro.

Educar é preparar para a vida, é construir o ambiente e a sociedade em que se pretende viver ao longo dos anos. A Educação está sofrendo um momento de mudança e fortalecimento das relações humanas, por meio do aprendizado a que estamos sendo todos submetidos uns com os outros. É a história sendo escrita em tempo real.

Para nós, profissionais da Radiologia e da Saúde como um todo, é o momento de aprendermos a importância do trabalho em equipe e do respeito mútuo, elevando as relações a um patamar além do tecnicismo, com ênfase para as relações humanas, cujo benefício será o cuidado mútuo, a promoção da saúde e do bem estar de todos. Feliz Dia da Educação (28 de abril).

** Os Nativos e Imigrantes Digitais foram descritos em 2001 por Marc Prensky.

 

Texto de Marcelo Salvador | Membro da Cored (Comissão Regional de Educação / CRTR-SP), Tecnólogo em Radiologia, Mestre em Mídia e Tecnologia (UNESP).