Comissões de educação

PORTARIA CRTR Nº 35, DE 24 DE JUNHO DE 2016

Nomeação de Membros para a Comissão de Estudo da Formação Profissional
 
A DIRETORIA EXECUTIVA DO 5º CORPO DE CONSELHEIROS DO CONSELHO REGIONAL DE TECNÓLOGOS, TÉCNICOS E AUXILIARES EM RADIOLOGIA – 5ª REGIÃO, no exercício de suas atribuições legais regulamentais, conferidas pela Lei nº 7.394 de 29 de outubro de 1985, pelo Decreto nº 92.790 de 17 de junho de 1986 e pelo seu Regimento Interno;

CONSIDERANDO o teor do caput do artigo 37 inserto na Carta magna, no tocante aos princípios que devem nortear os atos da administração pública, notadamente os da moralidade, eficiência, publicidade, razoabilidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica e interesse público;

CONSIDERANDO que dentre os poderes administrativos, o poder hierárquico há, também, de ser obedecido no SISTEMA CONTER/CRTRs, pois, “­­­... tem por objetivo ordenar, coordenar, controlar e corrigir as atividades administrativas, no âmbito interno da Administração pública... omissis... controla, velando pelo cumprimento da lei e das instruções, e acompanhando a conduta e o rendimento de cada servidor; corrige os erros administrativos, pela revisora dos superiores sobre os atos de inferiores. Desse modo, a hierarquia atua como instrumento de organização e aperfeiçoamento do serviço, e age como meio de responsabilização dos agentes administrativos, impondo-lhes o dever de obediência.” (In Direito administrativo Brasileiro, Hely Lopes Meirelles, p. 100);

CONSIDERANDO as determinações que emanam do Regimento Interno do CRTR – 5ª Região, notadamente o artigo 18 inserto no CAPÍTULO IV – DAS COMISSÕES;

CONSIDERANDO a necessidade de recomposição dos membros da Comissão de Estudo da Formação Profissional do CRTR – 5ª Região, posto que a comissão anteriormente nomeada, deve ter os nomes dos seus membros alterados por regular Portaria;

CONSIDERANDO o decidido pela Diretoria Executiva do CRTR - 5ª Região, em reunião de Diretoria Executiva, datada de 24 de junho de 2016.

RESOLVE:

Art. 1º ­ - Fica instituída a COMISSÃO DE ESTUDO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL do CRTR-SP - 5ª Região.

§ Único – A Comissão instituída no caput deverá pautar suas atividades seguindo estritamente as disposições contidas na Resolução CONTER nº 13/2010 e suas alterações e outras legislações correlatas, em especial a que regula o processo administrativo no âmbito da administração pública federal.

Art. 2º - A comissão instituída no artigo anterior será composta dos seguintes membros:

TN. Domênico Antonio Donina Rodrigues – Presidente
TN. Maricéu Cunha de Campos – Membro
TN. Lucivaldo Santos – Membro
TNR. José César Viana da Silva – Membro
TNR. Celso Alves Pereira – Membro
TNR. Anderson Fernandes Moraes – Membro
TNR. Bergman Nelson Sanchez Munoz – Membro
TN. Mário César Manduca – Membro

Art. 3º - A Assessoria Jurídica da Comissão de Estudo da Formação Profissional, nomeada no artigo primeiro, ficará a cargo do corpo de advogados e do assessor jurídico do CRTR – 5ª Região.

Art. 4º - Esta portaria entrará em vigor na data de sua assinatura.

São Paulo – SP, 24 de junho de 2016.
 
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 CARTA DE APRESENTAÇÃO
 
Prezados Colegas,
Estimados Alunos,
Saudações Acadêmicas!

 
Conforme deliberação do Conselho Regional dos Tecnólogos, Técnicos e Auxiliares em Radiologia de São Paulo, PORTARIA CRTR Nº 35, DE 24 DE JUNHO DE 2016, institui-se a Comissão de Educação.

A Comissão de Educação tem como objetivo primar pela educação e nos seus alicerces de ensino, extensão e pesquisa dessa maneira a prevalência na formação do Tecnólogo e Técnico em Radiologia.

A nossa missão consiste na promoção e propagação do conhecimento consubstanciado em preceitos éticos e científicos, com vistas a promoção das carreiras de Radiologia. 

No que tange a contextualização da formação do Tecnólogo em Radiologia, graduação listada no Catálogo Nacional de Curso de Tecnologia (fonte: MEC): quanto a oferta de cursos no cenário nacional, temos 103 IES – Instituição de Ensino Superior; para o âmbito estadual, o curso de Radiologia é ofertado em 33 entre faculdades e Universidades (fonte: MEC).

Em temporariedade, a formação superior iniciou-se em 1996 no Rio Grande do Sul e em São Paulo a partir de 1999. Tendo em vista as distintas configurações do nosso país - nestes termos devemos considerar as dimensões continentais -, inúmeras grades, matrizes curriculares, persistem. Contudo, é fato que não dispomos de diretrizes curriculares nacionais, estas se fazem presentes, em outras carreiras como Enfermagem, Fisioterapia e Medicina. Se faz necessário, nesse contexto, darmos início a tais tratativas sem a mescla ou a presença de conflitos de interesse.

Não obstante, a formação de Técnico em Radiologia é de suma importância, não meramente por se tratar da maioria dos profissionais atuantes, mas pela necessidade de um olhar constante e zeloso para com as escolas que ofertam essa formação.

Quiçá a educação seja o único instrumento para o rompimento dos maus paradigmas, que estagnaram a evolução das nossas carreiras. O fortalecimento das profissões inicia-se na coexistência das formações de ensino médio e superior. Enquanto persistirem disputas sem sentido e o apontamento dos erros ou a posição confortável das críticas, as esperanças e sonhos aos poucos vão se esvaindo, afinal em nada agregam.

Os discursos dos palanqueiros, soam como lástimas que apenas fortalecem a outrem. É chegado o momento de reação, devemos em primeiro momento, assumir as nossas lacunas, buscar, aperfeiçoar e uniformizar o conhecimento, sempre coletivamente. Promover a ciência e pesquisa radiológica, sem deixar de lado a evolução tecnológica. Como pormenor de suma importância, devemos dar ouvidos às instâncias responsáveis pela contração dos profissionais, os seus ensejos e perspectivas de nossos egressos.

Devemos tomar como exemplo, as experiências consagradas, buscar enaltecer os nossos colegas, seja qual for o destaque do fortuno alcançado. Essas benesses solitárias têm de proliferar, tornar-se visíveis para a nossa sociedade. Prova desse distanciamento é que sequer sabemos quantos são os Tecnólogos Doutores e Mestres, suas dissertações, teses e linhas de pesquisa.

A Comissão não vai assumir uma postura inquisitória, punitiva, pelo contrário, visamos orientar, agregar, colocar em prática os objetivos, norteados pela missão neste instrumento apresentada. Há a real necessidade de participação de todos e, por este instrumento, convidamos aqueles que estejam dispostos a doar não apenas seu tempo, mas o melhor de suas proposituras, iniciativas e ideais.

Necessitamos nos tornar referências, quando o escopo, tema, seja o emprego e utilização das radiações em suas distintas aplicações, como ocorre na medicina e indústria. Basta tomarmos como exemplo as demais profissões, pois a sociedade assim os identifica, sem titubear, haja vista como nobres exemplos os Farmacêuticos, Educadores Físicos, Nutricionistas, entre outros.

Com o mais humilde sentimento tomaremos como nossos preceitos, os dizeres do Prof. Paulo Freire "Não é no silêncio que se fazem os homens, mas na palavra, no trabalho e ação-reflexão".

Respeitosamente,

Comissão de Educação
 
 

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