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Atendimento on-line, no CRTR-SP, é um sucesso.

Com números expressivos de atendimentos e equipes engajadas, os primeiros dias de trabalho remoto do CRTR-SP indicam que os serviços seguem operando normalmente neste período de pandemia

 

Diante da crise que parou o Brasil e o mundo, o CRTR-SP, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e do Decreto 64.865, de 18 de março de 2020, suspendeu o atendimento presencial e disponibilizou estrutura remota para que os servidores da autarquia continuassem prestando os serviços que são oferecidos aos profissionais das técnicas radiológicas e à sociedade, via on-line, sem perda de qualidade e produtividade. Os números contabilizados, no período de 23 de março a 02 de abril, demonstram que o atendimento on-line não afetou o desempenho das equipes, que bem engajadas, executaram suas atividades com êxito e vem mantendo quase 100% dos serviços em funcionamento.

No setor de Registro, por exemplo, foram 2.475 atendimentos à Pessoas Físicas (PF) e Jurídicas (PJ). Dos atendimentos aos profissionais destacamos a solicitação de 23 novas Inscrições no CRTR 5ª Região, Troca de Habilitação Profissional e Reativação, Baixa e Transferência do Registro Profissional. Além destes serviços, foram realizadas atualização cadastral, orientações e emissão de certidões de regularidade financeira e negativa com efeito positivo e também, resposta à Carta SPRA (Supervisor de Processos do Registro e Atendimento).

Preocupados com as vagas de trabalho emergenciais que surgiram em meio a esta pandemia, a diretoria executiva — em reunião ad-referendum — realizada por videoconferência, na última quinta-feira (26), deferiu 8 registros profissionais para técnicos e tecnólogos, sendo 6 definitivos e 2 provisórios, a fim de que com os registros ativos, tais profissionais possam concorrer e até conseguir uma vaga de emprego.

Para o presidente do CRTR-SP, Júlio César dos Santos, estar lado a lado dos profissionais da Radiologia neste momento de preocupação e incertezas é primordial. “Precisamos nos unir e lutar contra este inimigo invisível e no que depender deste regional para facilitar o trabalho dos heróis da saúde, que estão na linha de frente com o Coronavírus, será feito’, disse.

Já os atendimentos às empresas (PJ), basearam-se na orientação e instrução sobre Distrato Social e Resoluções CONTER nº 13 e 14/2018, que regulamenta o registro e cadastro de pessoas jurídicas ao sistema CONTER/CRTRs e padroniza o modelo de certificado, respectivamente.

Mesmo com os prazos processuais suspensos por parte da justiça estadual e federal, a equipe Jurídica do CRTR-SP, com significativa atuação, movimentou cerca de 522 processos e encaminhou 4 ofícios à hospitais da região metropolitana, que não estavam distribuindo adequadamente os EPIs aos funcionários. Além dos ofícios encaminhados, as denúncias foram protocoladas junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e à vigilância sanitária. Internamente e em caráter de urgência, a equipe elaborou dois pareceres de licitação para ampliar a rede de atendimento aos profissionais, via WhatsApp. E ainda, respondeu a 12 questionamentos jurídicos recebidos por e-mail.

De acordo com o supervisor jurídico, Dr. Gustavo Tomita, apesar das dificuldades impostas pelo atual estado de calamidade pública e pela novidade do teletrabalho, os trabalhos continuam sendo realizados normalmente. “Com os esforços de todas as equipes, bem como auxílio de investimentos em novas tecnologias, os profissionais do setor jurídico, em conjunto com a fiscalização, continuarão lutando para que todos os profissionais das técnicas radiológicas recebam os equipamentos de proteção individual garantidos por lei”, declara Tomita.

Já no setor de Fiscalização, a equipe de fiscais – utilizando a base de cadastro de 2019 – realizou análise de regularidade de 1.781 profissionais e consultou 167 instituições. Para os casos que necessitavam de regularização, foram lavradas, por e-mail, 467 notificações por irregularidades administrativas. Em relação ao atendimento on-line, a equipe respondeu a  192 e-mails e 62 telefonemas.

O departamento de cobrança, também não parou e nesse período, foi o que mais se destacou. Nesta modalidade de atendimento, a equipe realizou 620 acordos, negociados, exclusivamente, pelos canais de comunicação on-line disponíveis e dedicados à cobrança. Foram registrados o atendimento a 407 e-mails, 1.021 mensagens por WhatsApp e 316 ligações telefônicas. Dentre outras atividades do setor, vale destacar o acompanhamento de acordos e convocações para regularização de débitos, num total de 535 tarefas.  Em comparação ao atendimento realizado, no mesmo período em fevereiro último, o percentual de negociações, teve aumento expressivo de aproximadamente 160%.

Na luta para conter a propagação do Coronavírus, o CRTR-SP mantém-se firme e certo de que através do teletrabalho, implantado temporariamente, os profissionais da Radiologia continuarão a exercer suas funções — contando sempre com o apoio e serviços prestados por este Regional — sem nenhum prejuízo no atendimento.