Regularize seus débitos
Chame no   (11) 98644-0440

Clique aqui e regularize seus débitos



(11) 98644-0440

WhatsApp



ARTIGO: Engajamento e a Ética Presentes em Grupos e Páginas sobre Radiologia na Mídia Social Facebook: Uma Análise Reflexiva

RESUMO:
A mídia social Facebook pode ser vista, na atualidade, como um importante canal de expressão e comunicação em diferentes setores da sociedade. No âmbito da Saúde, o compartilhamento de imagens e pedidos médicos, ou postagens que possam transpassar o limiar da ética profissional, podem acarretar impactos negativos para estudantes e profissionais como um todo. Este trabalho realiza uma análise crítica e reflexiva acerca do engajamento e interações entre os estudantes e profissionais – Técnicos e Tecnólogos em Radiologia – por meio da seleção e análise retrospectiva de 39 postagens em páginas e grupos no site do Facebook, com o tema Radiologia. A coleta de dados ocorreu no período de setembro a dezembro de 2017. Criou-se um sistema de classificação do teor das postagens em seis tipos diferentes, dentre os quais foram encontrados: satírico (41,03%), processos patológicos (30,77%), solicitação de exames (12,82%), radiografias inusitadas (7,69%), literal (5,13%) e incitação (2,56%).
AUTORES: Marcelo Salvador Celestino (UNESP) | Matheus Alvarez (FAAC-BAURU) | Vânia Cristina Pires Nogueira Valente (UNESP-BOTUCATU)
PALAVRAS-CHAVE: ética; mídia e tecnologia; Radiologia
BAIXE O ARTIGO: VERSÃO EM PDF
DATA PUBLICAÇÃO: 21 de julho de 2019