Carretas Móveis oferecem exame de mamografia gratuito, em São Paulo. Ação faz parte de programas do governo e instituições filantrópicas do Estado em apoio a Camapanha Mundial Outubro Rosa.

Outubro é o mês dedicado à conscientização sobre a prevenção do Câncer de Mama, o tipo de câncer mais comum entre os adultos, acometendo mais as mulheres, sendo que 99% dos casos são femininos.

De acordo com a OMS são mais de 2,3 milhões de casos a cada ano. Em 95% dos países, é a primeira ou a segunda causa principal de mortes pela doença em mulheres. Mas homens, ainda que em casos muito raros, também podem desenvolvê-la, somando 1% dos casos.

No Brasil, o câncer de mama é a principal causa de morte por neoplasia em mulheres. A idade é o principal fator de risco, aumentando a partir dos 35 anos em alguns grupos. Mulheres com idade entre 50 e 70 anos correm maior risco.

Diante destes dados alarmantes, a Secretaria do Estado de São Paulo, criou o “Programa Mulheres de Peito”,  para  conscientização sobre a importância da realização do exame para rastreamento e detecção precoce da doença por meio da mamografia, que é o exame mais apropriado para a detecção precoce e rastreio do câncer de mama, devendo ser realizado a cada 2 anos.

Como ação principal, o Programa disponibiliza Carretas Móveis de Mamografia que oferecem exames de forma gratuita, por meio do SUS, para mulheres de 50 a 69 anos sem necessidade de pedido médico ou agendamento. Já mulheres com idade entre 35 e 49 anos e acima de 70 anos, também podem realizar o exame, desde que apresentem solicitação médica, RG e Cartão Nacional de Saúde, popularmente conhecido como cartão do SUS.

Com isto, o Programa possibilita a facilidade do acesso ao exame em diversas cidades do Estado, durante todo o ano. Somente em 2023, as Carretas da Mamografia, do Programa Mulheres de Peito, realizaram 19.305 exames até o dia 2 de outubro, superando a meta anual de 19.200 atendimentos.

Além desta importante ação do governo, o Hospital de Amor, em Campinas, também, contribui ativamente para a prevenção do câncer de mama. Ele possui diversas unidades de Carretas Móveis que percorrem o Brasil, através de ações realizadas ao longo do ano, destinadas às mulheres com idade entre 40 e 69 anos.

O Hospital de Amor conta com unidades fixas de prevenção nas seguintes cidades: Barretos (SP), Campinas (SP), Campo Grande (MS), Fernandópolis (SP), Ji-Paraná (RO), Juazeiro (BA), Lagarto (SE), Macapá (AP), Nova Andradina (MS), Palmas (TO), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC).

Lembre-se que detectando o câncer de mama em estágios iniciais, a doença tem até 95% de chances de cura.

PREVENÇÃO É AMOR. MUDE A SUA HISTÓRIA, CUIDE-SE!

Para mais informações sobre o itinerário e condições para a realização do exame através destes programas entre em contato pelos telefones:

  • Programa Mulheres de Peito  |  0800779000
  • Instituto de Prevenção do HA | (17) 3321-6626 ou (17) 3321-6600 – ramais 7054 e 7050