Entre os dias 16 e 18 de agosto, o Conselho Regional de Técnicos, Tecnólogos e Auxiliares de Radiologia do Estado de São Paulo promoveu seu primeiro encontro após a retomada da sede pela nova diretoria. Diretores do sistema CRTR/CONTER foram convidados para participar. O tema central, apresentado pela diretoria anfitriã composta pelo Diretor-Presidente Júlio César dos Santos, Diretor-Secretário Joselias Rodrigues e Diretor-Tesoureiro Gian Cláudio de Sousa, foi o uso da inteligência artificial como apoio nos processos de fiscalização.

Estiveram presentes Cassiana Crispim (Diretora-Presidente CONTER) e Luciano Guedes, membro da Coordenação Nacional de Fiscalização (CONAFI). Representando o CRTR 4ª Região, Fabrício de Oliveira esteve acompanhado por Rafael Sciammarella, presidente da Coordenação Regional de Fiscalização (COREFI). Bruno Sérgio Silva Azevedo representou o CRTR 3ª Região, enquanto Denise Rodrigues Galinari Scartezini e João Marcelo Porto de Deus estiveram presentes em nome do CRTR 9ª Região. Valtenis Aguiar Neto representou a 14ª Região, José Ricardo Nogueira a 13ª Região, e Fontaine de Araújo Silva junto a Gutemberg Luis Sales Claudino marcaram presença pela 16ª Região.

Todos acompanharam a apresentação do modelo de fiscalização otimizado por algoritmos de inteligência artificial (IA). Esse sistema automatizado cruza informações nos bancos de dados governamentais para localizar equipamentos emissores de radiação e geradores de imagens médicas, além de buscar cadastros de profissionais credenciados em serviços de saúde e muito mais. A IA na saúde é uma realidade, e o CRTR-SP já a utiliza. A curva de aprendizado da IA garante eficiência, permitindo um deslocamento estratégico em busca de eficácia e respeito ao princípio da economicidade.

“Estamos marcando uma mudança significativa que elevará o nível de segurança nos serviços de diagnóstico por imagem no Brasil”, afirmou o Presidente Júlio César dos Santos.