CARTA AOS PROFISSIONAIS DA RADIOLOGIA DE SÃO PAULO

Meus queridos(as) colegas,

É com o coração cheio de emoção, mas também de muita gratidão, que venho compartilhar com vocês um momento importante da minha jornada no Conselho Regional de Técnicos em Radiologia do Estado de São Paulo (CRTR-SP).

Como muitos sabem, em 2022, tive a honra de ser a candidata mais votada para o conselho – um marco que me encheu de orgulho e responsabilidade. E, em julho de 2025, a história se fez novamente quando me tornei a primeira mulher legitimamente eleita a assumir a presidência do nosso regional. Foi um período de muito aprendizado, dedicação e, acima de tudo, de um compromisso inabalável com a valorização da nossa profissão e o avanço da radiologia em nosso estado.

Agora, em outubro de 2025, após muita reflexão e com o coração um pouco apertado, tomei a decisão pessoal de deixar a presidência. Não foi uma escolha fácil, mas tenho a plena certeza de que a nova diretoria, eleita na reunião plenária do dia 06 de outubro, fará um trabalho maravilhoso e continuará a trilhar um caminho de sucesso para todos nós.

Foram exatamente 98 dias, onde vivi e aprendi muito sobre a Instituição CRTR e sobre o sistema CONTER. Meus amigos e minhas amigas Profissionais das Técnicas Radiológicas, nesse período à frente da administração do maior Regional do país pude me deparar com bons e maus momentos.

Nos bons: pude compartilhar com a vontade de trabalho de todos os membros do 6º Corpo de Conselheiros, que, mesmo eleitos – foram e são – resistidos sem qualquer justificativa plausível até os dias de hoje.

Vi, nesses 98 dias, que a Lei (regulamento, resolução, código de ética, código de conduta e decoro)  parece valer somente para aqueles que não detém o “Poder da Caneta”; e que o tempo do Poder Judiciário não é o tempo do Homem.

Vi também, que o sexismo e assédio contra as mulheres são como o racismo: estruturais. Vivencie isso na pele – em tão pouco tempo, e num único dia! Como mulher, batalhadora, como muitas, e sem experiência “política” – mesmo sendo o “Homem” um ser político – não desejo, neste momento, passar novamente por situação vexatória a qual me deparei recentemente.

Quero sim, me fortalecer, adquirir um pouco mais de experiência política e retornar no futuro, quem sabe, à Diretoria para enfrentar, com paridade de armas, o “Poder da Caneta” e mostrar que as mulheres não são só empoderadas,  sejam elas brancas, negras, gordas, magras, bonitas ou feias, somos simplesmente mulheres que exigimos respeito, enfrentamos desafios e sabemos fazer política – mesmo diante da omissão e silêncio de algumas em nosso meio – seja por medo ou receito de que algo lhe aflija e que a impeça de realizar a defesa conjunta do gênero.

É isso!!!

Mas não pensem que é um adeus! Continuarei por aqui, firme e forte, como conselheira efetiva. Minha paixão pela radiologia e meu desejo de contribuir para o nosso conselho permanecem intactos, e farei isso com a mesma dedicação de sempre.

Agradeço imensamente a cada um de vocês pelo apoio, pela confiança e por fazerem parte dessa trajetória. Juntos, construímos e continuaremos a construir um futuro brilhante para a radiologia paulista.

Com carinho e gratidão,

 

Carla Benedito Cotrim | Conselheira Efetiva do CRTR-SP