Na terça-feira (3), o presidente, Carlos André C. Pena, e o Coordenador de Relações Institucionais, Júlio Cesar dos Santos do CRTR-SP, participaram de uma reunião na sede do Crefito-3, em São Paulo, reunindo conselhos integrantes do Fórum dos Conselhos Profissionais da Área da Saúde (FACFs) para apoiar e fortalecer o movimento pela ampliação da isenção do rodízio municipal para profissionais regulamentados de todas as áreas da saúde.
Atualmente, o decreto em vigor contempla apenas médicos e enfermeiros, deixando de fora demais categorias que atuam no setor da saúde.
Desde 2019, iniciativas têm sido conduzidas via Poder Legislativo, porém sem avanços significativos. Nesta nova etapa, os conselhos somam esforços para a elaboração de uma minuta de decreto, a ser encaminhada ao Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, solicitando isonomia do benefício para profissões regulamentadas que desempenham atividades essenciais dentro destes critérios:
• Atenção domiciliar (home care)
• Emergência e atendimento de urgência
• Serviços essenciais de saúde
Durante a reunião, o Presidente do Crefito-3, Raphael Ferris, apresentou o documento base e convidou os conselhos a contribuírem com sugestões e melhorias das cláusulas. Ficou acordado que cada conselho enviará a minuta revisada, com justificativas e propostas de alteração, ao Crefito-3, até o dia 10/12/2025.
O Crefito-3 também reforçou a relevância da ampliação da isenção de rodízio para garantir que pacientes que necessitam de atendimento domiciliar, emergencial ou essencial não sejam prejudicados pela impossibilidade de circulação dos profissionais nas áreas sujeitas ao rodízio — situação que pode gerar um “vazio assistencial” na saúde.
Por sua vez, Júlio Cesar dos Santos, destacou a importância de fortalecer a pressão política para que o pleito ganhe visibilidade e seja acolhido pelo Poder Executivo municipal.
Além do CRTR-SP, estiveram presentes representantes dos seguintes conselhos: CRQ-IV Região; CRBio-01; CRN-3 e CROSP. Os demais não puderam comparecer.
O CRTR-SP segue comprometido em atuar de forma colaborativa nas ações que promovam melhores condições de trabalho e benefícios aos profissionais da Radiologia e assegurem atendimento de qualidade à população.

