O mês foi marcado por dois Encontros de Técnicos e Tecnólogos em Radiologia de São Paulo. As ações contemplaram Botucatu e a Zona Leste da capital paulista
O Outubro Rosa, que celebra o combate ao câncer de mama, foi escolhido pela Coordenadoria Regional de Educação do CRTR/SP (Cored/SP), para os VII e VIII Encontros de Técnicos e Tecnólogos de São Paulo. No interior do estado, a cidade de Botucatu foi palco dos temas Estratégias para a Detecção do Câncer de Mama através das Ferramentas de Diagnósticos Diferenciados por Imagem – com a professora. Inara Aparecida Bage de Souza -; O papel do Técnico e Tecnólogo em Radiologia frente aos Procedimentos Invasivos da Mama – sob o comando de Fabiana Pelegrini Basso Santiloni – e Sistemas de Imobilização e Técnicas Convencionais e Avançadas de Tratamentos Recomendados para Pacientes Acometidas pelo Cancro da Mama – com Alex Sandro da Costa Aguiar.
O público presente no Anfiteatro do Parque Tecnológico de Botucatu, pode usufruir do conhecimento e experiência dos palestrantes, todos especialistas e alto grau de formação na Radiologia. Além de assistir ao evento, os presentes colaboraram com a doação de leite que foi destinado a Casa Transitória “Ben Ammi”. No evento de Botucatu, além dos palestrantes e membros da Cored/SP, prestigiaram o VII Encontros de Técnicos e Tecnólogos de São Paulo o Diretor da Fatec, Celso Fernandes Joaquim Júnior e a coordenadora do CST em Radiologia da Fatec, professora Letícia Diniz Vieira.
Já para a capital, o bairro de Itaquera, na zona leste, foi o local escolhido para o VIII Encontros de Técnicos e Tecnólogos de São Paulo. Realizado no Auditório Miguel Reatel, da Fatec Itaquera, o evento teve a presença de Guilherme Oberto Rodrigues, abrindo as palestras com o tema O Impacto da Extremidade do Tubo de Raios X nas exposições dos Órgãos Radiossensíveis. Na sequência, a professora Camila Marmitt Dallabilia falou sobre Radioterapia no tratamento do Câncer de Mama. Aspectos práticos e a atuação do Dosimetrista. Encerrando o evento, a Coaching Janaína Shimba arrematou o tema do Outubro Rosa. Para esse evento, as arrecadações foram destinadas ao Instituto de Oncologia Pediátrica Tucca, parceiro do Hospital Santa Marcelina.
Para Márcio Roberto Octávio Gonçalves, presidente da Cored/SP, a crescente adesão de universidades, instituições de formação técnica, palestrantes, profissionais e alunos das técnicas radiológicas é a prova de que o CRTR/SP tem acertado ao apostar na educação continuada. “É inquestionável que a diretoria executiva à frente do Conselho é totalmente sensível à necessidade de tratar essa questão [educação continuada] com atenção e seriedade”, avalia Márcio Roberto.
Segundo Paulo Fernando Roncon, também membro efetivo da Cored/SP, o trabalho da Cored/SP vem crescendo e ganhando cada vez mais importância na formação dos profissionais e estudantes da Radiologia. “Durante esses quase dois anos, que é quando a diretoria da intervenção decidiu dar total apoio à questão da educação, foram abordados uma gama de temas tão variados, que a cada evento mais profissionais tem comparecido e prestigiado nossos Encontros”.