Compromisso com a qualidade e segurança no exercício da profissão em prol dos profissionais e da sociedade
Desde 2020, devido pandemia e questões administrativas do maior regional do sistema CONTER/CRTRs, as fiscalizações vinham sendo realizadas de forma remota. Após esse período significativo, o Conselho Regional de Técnicos em Radiologia de São Paulo (CRTR-SP) anuncia que as fiscalizações presenciais foram retomadas desde agosto.
Este retorno marca um passo decisivo na busca por uma supervisão mais rigorosa e próxima das práticas radiológicas, assegurando que as condições de trabalho e a habilitação dos profissionais estejam em conformidade com as normas estabelecidas.
Identificação de Irregularidades e Desafios: Uma Abordagem Proativa
Durante essas visitas, os fiscais do CRTR-SP focarão, prioritariamente, em assegurar que apenas profissionais devidamente habilitados estejam atuando, além de avaliar as condições de trabalho oferecidas pelos estabelecimentos.
Essas inspeções vão além da simples verificação documental. Quando identificadas irregularidades, sejam elas relacionadas à habilitação profissional ou às condições de trabalho, o CRTR-SP se compromete a tomar as medidas necessárias. Caso as denúncias recebidas por e-mail não sejam de sua competência direta, o Conselho orientará o denunciante a entrar em contato com os órgãos competentes.
Com a retomada das fiscalizações presenciais, o CRTR-SP espera identificar uma série de irregularidades que possam comprometer a qualidade e segurança do exercício profissional na radiologia.
Entre os principais desafios estão a verificação da habilitação profissional e a identificação de questões trabalhistas e sanitárias que impactam diretamente os profissionais, incluindo, as demandas recebidas e em andamento durante o período de fiscalização remota.
As irregularidades de competência do CRTR-SP, como a falta de habilitação adequada para as diversas práticas das técnicas radiológicas, serão rigorosamente apuradas. Além disso, o Conselho manterá uma postura proativa ao comunicar às autoridades competentes as questões trabalhistas e sanitárias identificadas durante as inspeções, solicitando que sejam adotadas as medidas necessárias para garantir um ambiente de trabalho seguro e adequado.
“A fiscalização presencial permite a aproximação entre o Conselho e os profissionais, fortalecendo o vínculo entre as partes, e assim, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro e em conformidade com as normativas vigentes garantindo a segurança e proteção à saúde da sociedade e dos profissionais”, disse Wagner Queiroga, supervisor de fiscalização do CRTR-SP, recém-nomeado.
Adoção de Tecnologia para Agilizar a Fiscalização
Ciente dos desafios que surgiram durante o período em que as fiscalizações presenciais estavam suspensas, o CONTER está investindo em tecnologias que prometem transformar a maneira como as diligências fiscalizatórias são conduzidas, através da implantação do uso de tablets.
Essa nova ferramenta permitirá que os fiscais realizem suas atividades com maior rapidez e precisão, contribuindo para um ganho significativo de tempo nas ações fiscalizatórias. Além de modernizar a coleta e o gerenciamento de dados durante as inspeções, os tabletes permitirão uma integração mais eficiente com os sistemas internos do Conselho, facilitando a emissão de relatórios e o acesso a informações em tempo real.
Fiscais recebem viaturas revisadas
Como parte das melhorias contínuas na fiscalização, o CRTR-SP também está realizando a entrega de viaturas revisadas para os fiscais do interior paulista. As viaturas, que foram minuciosamente revisadas, garantem que os fiscais possam realizar suas visitas com segurança e eficiência, enfrentando com confiança as diversas condições das estradas e deslocamentos.
Essas iniciativas visam não apenas aprimorar a logística das fiscalizações, mas também, garantir que os fiscais tenham todas as ferramentas necessárias para desempenhar suas funções com a máxima precisão e agilidade.
“Retomando a fiscalização presencial e com essas atualizações, o CRTR-SP reafirma seu compromisso com a sociedade e com os profissionais da radiologia, promovendo excelência na fiscalização e oferecendo suporte aos profissionais que trabalham em áreas remotas do estado”, conclui Agnaldo Silva, presidente do regional.
Fiscais de São Jose do Rio Preto recebendo a viatura e tablet para a fiscalização na região.
A Importância da Denúncia
O trabalho de fiscalização se desenvolve com a participação ativa da categoria, se você for vítima ou observar qualquer irregularidade, que afete os princípio da legalidade da profissão das técnicas radiológicas, em seu ambiente de trabalho denuncie.
O CRTR-SP dispõe de canal direto para este fim, com total segurança e sigilo.