A mamografia é uma ferramenta essencial na detecção precoce do câncer de mama, e sua evolução ao longo dos anos tem sido significativa.

E em apoio à campanha do Outubro Rosa, compilamos a evolução deste método de rastreio passando pela mamografia convencional, digital até a tomossíntese mamográfica, destacando suas principais características, benefícios e impacto na detecção do câncer de mama.

TIPOS DE CAPTURA MAMOGRÁFICA

Mamografia convencional

A mamografia convencional é a forma mais antiga de exame de imagem das mamas. Ela envolve a utilização de um equipamento de raios-X que captura imagens bidimensionais das mamas a partir da revelação por meio de químicos. Embora tenha sido amplamente utilizada por décadas, a mamografia convencional possui limitações, como a sobreposição de tecidos que pode dificultar a detecção de lesões em algumas situações.

Mamografia Digital

A mamografia digital trouxe uma mudança fundamental na captura e visualização das imagens mamográficas. Em vez de usar filmes radiográficos, as imagens são digitalizadas e podem ser visualizadas em um monitor de computador. Isso permitiu um armazenamento mais eficiente, recuperação rápida de imagens e ajustes de contraste. Além disso, ela oferece a capacidade de ampliar áreas de interesse e otimizar a visualização de tecidos mamários, melhorando a detecção de lesões.

Tomossítense Mamográfica

A tomossíntese mamográfica, também conhecida como mamografia 3D, é uma evolução mais recente no campo da detecção do câncer de mama. Esse método captura várias imagens em camadas finas da mama, permitindo a reconstrução tridimensional das imagens. A principal vantagem da tomossíntese é a redução da sobreposição de tecidos, o que melhora a detecção de lesões pequenas e a redução de falsos positivos. A tomossíntese tem se mostrado particularmente eficaz em mulheres com tecido mamário denso.

BENEFÍCIOS DA EVOLUÇÃO

A transição da mamografia convencional para a mamografia digital e, posteriormente, para a tomossíntese, trouxe diversos benefícios. Isso inclui uma melhor detecção precoce do câncer de mama, menor necessidade de repetições de exames devido a resultados inconclusivos e uma redução na exposição à radiação. Além disso, a tomossíntese demonstrou ser uma ferramenta valiosa na detecção de cânceres em mulheres com tecido mamário denso, que é um desafio para as outras modalidades.

IMPORTÂNCIA DOS TESTES DE CONTROLE DE QUALIDADE

Para garantir o desempenho da mamografia, a imagem obtida deve ter alta qualidade e, portanto, é imprescindível a utilização de técnicas radiológicas adequadas. É aqui que entra a responsabilidade do técnico em mamografia para, durante a sua rotina de trabalho, executar de forma apropriada o posicionamento do paciente para a aquisição da imagem até a qualidade e o estado do sistema de visualização da imagem, assegurando assim, a qualidade da imagem mamográfica.

Em síntese, a evolução da mamografia tem representado um avanço significativo na detecção precoce do câncer de mama. Essas tecnologias mais recentes oferecem uma maior sensibilidade na detecção de lesões, reduzindo falsos positivos e contribuindo para a melhoria da saúde das mulheres, pois o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento eficaz do câncer de mama.

Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde