O presidente do CRTR-SP, TR Júlio César dos Santos, em ação durante plantão em hospital na região de Campinas, no interior paulista.

O CRTR-SP vem a público reconhecer e reafirmar o respeito e compromisso por todos os profissionais das técnicas radiológicas, pelo incansável trabalho desempenhado durante a pandemia do Coronavírus (Covid-19) em todo o estado de São Paulo.

No exercício de sua profissão, o presidente do CRTR-SP, TR Júlio César dos Santos (em destaque na foto, em plantão no dia 19 de março, num hospital na região de Campinas, no interior paulista), destaca a atuação dos profissionais na luta contra a pandemia do Coronavírus (Covid-19).

“A importância deste profissional na linha de frente dos trabalhos em atendimento à toda sociedade, sempre deve ser lembrada e respeitada por toda a população, inclusive em um momento tão difícil como este. Além disso, existem aqueles que atuam em clínicas e laboratórios, igualmente essenciais para a detecção precoce de doenças por meio do diagnóstico por imagens”, enfatiza o presidente do CRTR-SP.

Para se ter uma ideia do papel do técnico, uma tomografia computadorizada de tórax, por exemplo, detecta infecção por Covid-19 em 93% dos pacientes com falso-negativo pelo teste de DNA. Esta descoberta, feita por pesquisadores chineses, contribui para a agilidade e aumento do número de casos diagnosticados.

Permanecemos em total alerta para apoiarmos todas as ações neste período, incluindo o acompanhamento das denúncias recebidas pela falta de EPIs em alguns hospitais da rede pública e demais instituições (as denúncias podem ser feitas pelo e-mail: covid19@crtrsp.org.br , criado especialmente pelo Comitê Emergencial – Covid-19, dentro deste Regional). E ainda, reiteramos nosso compromisso com a Radiologia estadual, no intuito de fortalecer o trabalho dos técnicos e tecnólogos com o devido reconhecimento de todos os setores da medicina.

Para se ter uma idéia, na Itália, onde a pandemia apresenta números elevados de contaminados (muitos médicos, enfermeiros e técnicos já foram contaminados) e óbitos neste momento, a preocupação com o sistema de saúde é significativa, por conta de profissionais que dependem de equipamentos e estruturas para a realização do trabalho, e isso impacta diretamente no atendimento ao público. “Se em países de 1º mundo, como a Itália, os problemas com relação ao uso (e falta) de EPIs é frequente, o que dirá em nosso território, com todas as dificuldades enfrentadas diariamente”, lembra o presidente deste Regional.

“O uso adequado do EPI (Equipamento de Proteção Individual) é fundamental para preservar a saúde do profissional, que com muita luta e determinação, está na linha de frente em defesa da população, sempre com o devido cuidado para sua proteção e dos demais envolvidos”, reforça Júlio César.

É o CRTR-SP na luta contra o Coronavírus.

#ValorizeaRadiologia