A Comissão Regional de Educação do CRTR-SP – 5ª Região (Cored-SP), sob coordenação do Prof. Me.TNL. Álvaro Vilas Boas, divulga a agenda de cursos para o ano de 2022.

Com o propósito de agregar conhecimento e difundir o programa de educação continuada no setor radiológico, a Cored-SP oferecerá cursos e palestras em formato online e de curta duração.

De fevereiro a julho deste ano, nossa categoria terá 12 oportunidades para ampliar, aprimorar e reciclar seu conhecimento. A cada mês serão promovidos dois encontros 100% gratuitos, nas manhãs de sábado, para que os profissionais e estudantes das técnicas radiológicas possam aprimorar seus conhecimentos através do acesso a conteúdos relevantes e atualizados.

O conteúdo programático de todos os cursos é dirigido a todos os profissionais e estudantes das radiações ionizantes. Profissionais atualizados e bem preparados, são sempre requisitados pelo mercado, especialmente, em áreas onde a tecnologia caminha lado a lado trazendo muitas inovações, como é o caso da Radiologia.

Os eventos educacionais foram divididos por núcleos de ensino, tais como Gestão, Técnicas Radiológicas, Radioproteção, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética Nuclear e Ensino Aprendizagem. E cada um trabalhará com temas específicos, cujo conhecimento será compartilhado por profissionais renomados de cada área de atuação.

O núcleo de ensino em Gestão é o abre-alas desta jornada de aprendizado. Serão dois cursos voltados à liderança, atuação e inclusão no mercado de trabalho em Radiologia.

O primeiro, que acontecerá no dia 12 de fevereiro – A importância do engajamento entre líderes e equipes – é mais dirigido àqueles que desejam assumir o papel Satr dentro das instituições de trabalho. Já o Desenvolvimento Profissional e Inclusão de Mercado trará luz aos egressos da radiologia que visam uma oportunidade no mercado, assim como, dicas, aos já empregados, de como se manterem e se destacarem diante da concorrência.

As técnicas e aplicabilidade da Tomografia Computadorizada e da Ressonância Magnética serão estudadas em março e junho, respectivamente. Aqueles que querem mais informações sobre o universo de ambas as práticas terão acesso  às informações e dicas valiosas sobre a introdução e reformatação de exames em TC e conceitos básicos, segurança e protocolos para exames de RMN.

Em abril, será a vez dos minicursos de conceitos e posicionamento em Técnicas Radiológicas. Seguido pelo núcleo de Proteção Radiológica, em maio, a Cored a abordará a RDC 330 e os níveis de referência de doses em Tomografia Computadorizada, atualização obrigatória para todos os técnicos e tecnólogos que atuam com Radioproteção.

Por último, mas não menos importante, a área da docência não podia ficar de fora, e em julho, será o tema central dos minicursos Cored-SP. Com organização do núcleo de Ensino Aprendizagem, docentes e profissionais que desejam ingressar nesse nicho da radiologia, contarão com excelentes dicas e a prática da evolução tecnológica e suas tendências futuras na aprendizagem em Radiologia.

Além da grade de cursos e palestras, a Cored-SP 2022 tem muitas novidades, que serão divulgadas oportunamente e, conforme a programação for concluída.

Confira a agenda e fique atento à abertura das inscrições que serão noticiadas em nossas redes sociais e site.

Programa de Educação Continuada para Profissionais das Técnicas Radiológicas Ano/Calendário: 1º semestre de 2022


Núcleo de Gestão
Prof. Esp. TNL. Fernando Dias (Currículo Lattes)

  • 12/02/2022 – 8h às 11h: A importância do engajamento entre líderes e equipes
  • 26/02/2022 – 8h às 11h: Desenvolvimento profissional e inclusão no mercado de trabalho

Núcleo em Tomografia Computadorizada
Prof. Esp. TNL. Claudio Souza (Currículo Lattes)

  • 12/03/2022 – 8h às 11h: Introdução à TC
  • 26/03/2022 – 8h às 11h: Reformatação em exames de TC

Núcleo de Técnicas Radiológicas
Prof. Me. TNL Raphael Ruiz (Currículo Lattes)

  • 16/04/2022 – 8h às 11h: Conceitos Terminológicos da Radiologia Convencional
  • 30/04/2022 – 8h às 11h: Posicionamentos Radiológicos do Crânio e suas Variações Metodológicas

Núcleo de Radioproteção
Prof. Me. TNL Alvaro Vilas Boas (Currículo Lattes)

  • 14/05/2022 – 8h às 11h: Portaria RDC 330
  • 28/05/2022 – 8h às 11h: Dose em Tomografia Computadorizada – Por que e como estimar? 

Núcleo em Ressonância Nuclear Magnética
Prof. Dr. TNL. Ibevan Arruda (Currículo Lattes)

  • 11/06/2022 – 8h às 11h: Conceitos Básicos e Segurança em Ressonância
  • 25/06/2022 – 8h às 11h: Protocolos por RM

Núcleo de Ensino Aprendizagem
Prof. Me. TNL. Vinicius Martins (Currículo Lattes)

  • 09/07/2022 e 23/07/2022 – 8h às 11h: Evolução Técnológica: Tendências para o futuro.