RESUMO:

Com o objetivo de avaliar o conhecimento que os profissionais de saúde têm sobre proteção radiológica e implementar ações educativas para promover um ambiente de trabalho seguro aos profissionais, pacientes e acompanhantes. Os autores, através do método de estudo transversal exploratório, aplicou um questionário a 59 participantes de diferentes setores de um hospital de ensino. As questões abertas foram analisadas pelo discurso do sujeito coletivo e as fechadas tiveram análise quantitativa. Na opinião dos participantes, o curso que fizeram não ofereceu formação sobre radioproteção ou foi insuficiente para a prática. O ambiente de trabalho também não disponibiliza normas regulatórias e formação sobre radioproteção. A maioria dos participantes não tem conhecimento sólido e comportamento seguro em radioproteção. Na semana interna de prevenção de acidentes de trabalho, foram feitas palestra e teatralização sobre o tema radioproteção e distribuída cartilha. Concluindo que, são necessárias inserções educativas em radioproteção nas grades curriculares dos cursos formadores de profissionais de saúde e no ambiente de trabalho.

AUTORES: Vinícius Martins Dias Batista (PUC/SOROCOBA e UNIP/SP) |  Mônica Oliveira Bernardo (PUC/SOROCABA)  |  Flávio Morgado (PUC/SOROCABA)  |  Fernando Antonio de Almeida (PUC/SOROCABA)

PALAVRAS-CHAVE: Radiação Ionizante; Proteção Radiológica; Equipamentos de Proteção; Educação em Saúde; Saúde do Trabalhador

LEIA ARTIGO NA ÍNTEGRA: PROTEÇÃO RADIOLÓGICA NA PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE EXPOSTOS À RADIAÇÃO 

BAIXE O ARTIGO: VERSÃO EM PDF

DATA PUBLICAÇÃO: 01 de outubro de 2017