Ter ciência da legislação que regulamenta a profissão do técnico e tecnólogo em Radiologia contribui para fortalecer a categoria e também para e excelência nos serviços prestados.

Legislação radiológica

O sistema Conter/CRTRs é o responsável por regulamentar a profissão das técnicas radiológicas e coibir a prática ilegal do exercício profissional.

Por isso, é muito importante que o profissional da Radiologia conheça as leis e resoluções que regem a sua atuação, para assim, assegurar seus deveres e direitos.

Além disso, ter domínio de toda a regulamentação permite ao profissional contribuir com a função precípua do seu Conselho de Classe, que é a fiscalização.

Fiscalizar é uma das principais responsabilidades do CRTR, que garante a qualidade dos serviços que utilizam radiação ionizante e a segurança de todos os envolvidos no processo: sociedade e radiologistas que operam os equipamentos geradores de radiação.

Legislação

Parte do nosso compromisso é fornecer orientações para sua atuação profissional. Dessa maneira, elencamos toda a regulamentação da profissão que você deve conhecer. Então leia atentamente o material, para realizar a sua função da melhor forma possível, nos parâmetros da lei.

Projeto de lei

Desde 2012, tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 3.661/2012 que altera a Lei que dispõe sobre o exercício da profissão de Técnico em Radiologia.

A proposta amplia o escopo da Lei para incluir Bacharéis em Ciências Radiológicas e Tecnólogos em Radiologia e outras alterações.

Recentemente, foi lançada pelo CONTER a campanha “Quem salva vidas merece mais que aplauso”, cujo objetivo é sensibilizar as autoridades para darem andamento à aprovação do PL.

Leia mais: Quem salva vidas merece mais que aplauso

A união faz a força

Para Júlio César dos Santos, presidente do CRTR-SP, é primordial a conscientização, participação e união de todos os profissionais e Regionais, para pressionar as autoridades e conquistar este marco para a categoria.

“Este projeto já está tramitando há muitos anos e mesmo com todas as iniciativas do CONTER em promover a celeridade para aprovação desta lei, a participação e união da categoria são fundamentais. Juntos teremos mais força para um diálogo mais efetivo com os parlamentares à frente do PL.  Só assim conquistaremos a regulamentação do tecnólogo em Radiologia, cuja atuação, há muito tempo, é uma realidade no mercado de trabalho”, afirma o presidente.

 

Apoie a nossa causa assinando o ABAIXO-ASSINADO:  EU APOIO A PL 3.661/12