O CRTR-SP apresenta a nova composição da Coordenação Regional de Educação (Cored) que irá comandar os projetos educacionais em 2022.

Membros da nova composição da Cored-SP durante reunião, em São Paulo.

Em reunião realizada na tarde do dia 19 de janeiro, a gestão do Conselho Regional dos Técnicos em Radiologia (CRTR-SP) oficializou a nova composição da Cored-SP e deliberou sobre os novos projetos e ações educacionais que serão desenvolvidos entre janeiro e dezembro deste ano.

A abertura foi realizada pelo Prof. e TNL. Claudio de Souza, ex-presidente da Cored-SP, que ao passar o bastão, iniciou a sessão dando as boas-vindas aos novos integrantes e discorreu sobre as atividades que foram desenvolvidas nos últimos dois anos em que esteve à frente da cooordenação regional de educação do CRTR-SP, e sobre as dificuldades enfrentadas durante este período de pandemia.

Segundo Claudio, apesar das dificuldades, a era pandêmica trouxe a oportunidade da Cored-SP realizar cursos de educação continuada de forma gratuita e 100% online, levando conhecimento e atualização aos profissionais e alunos da radiologia localizados nas diversas regiões do país.

Dos projetos concluídos, o grande destaque foram os Cursos de Práticas Pedagógicas, em suas duas versões, e o de Radioproteção.  Nesse período, também foi iniciado o projeto de Selo de Qualidade Educacional que está com todas as diretrizes prontas, aguardando somente a definição do processo de implantação.

“Durante a pandemia, enfrentamos alguns desafios para colocar em prática todas as ações propostas pela cooordenação anterior, o que de certa forma não nos permitiu concretizar todos os projetos do planejamento. Entretanto, o que conseguimos realizar foi  com o melhor que pudemos ofertar, e isso garantiu ótimos resultados, além de feedback super positivo”, disse Claudio.

Com a  palavra, o atual presidente da Cored -SP, TR. Álvaro Adolfo Vilas Boas apresentou os novos integrantes da cooordenação [veja abaixo o mini CV de cada um]. Um time bastante promissor, com muita bagagem educacional e entusiasmo para trazer melhorias e valorização que a categoria necessita para seu desenvolvimento educacional e profissional.

Para Álvaro, dar continuidade aos projetos não finalizados na gestão anterior é primordial, visto que somados às ações propostas pelo novo time, serão plantadas excelentes sementes no setor radiológico, e certamente, muitos benefícios serão colhidos pela categoria.

“Apesar de termos um período curto para desenvolver as ideias em andamento e as propostas da nova cooordenação, não podemos pensar em projetos somente de curto ou médio prazo, temos que trabalhar de forma duradoura a fim de mantermos a evolução contínua, com conteúdos de qualidade, para que a partir do legado deixado, as futuras cooordenações tenham base e material de excelência para oferecer o melhor aos profissionais e egressos das técnicas radiológicas”, ponderou.

Com uma visão bastante pragmática e colaborativa, Álvaro espera fomentar, ao longo deste ano em que estará presidindo a Cored-SP, a triangulação Aluno > Instituição > Empregador, uma vez que ao fortalecer a interação desses pilares o nosso profissional será muito mais valorizado e obterá mais oportunidades no mercado de trabalho.

No decorrer da reunião todos os membros tiveram a oportunidade de se apresentarem e discorrerem sobre os projetos que foram elencados para desenvolvimento e aperfeiçoamento em 2022. Dentre os projetos e ações deliberados e que visam agregar mais valor profissional, destacamos: Educação Continuada, Capacitação e Boas Práticas para docentes, discentes e profissionais; Educação Tecnológica; Mapeamento da Formação Profissional; Creditação e Qualidade de Instituições de Ensino; Iniciação Científica, entre outras novidades que estão por vir.

Para o presidente do CRTR-SP, Júlio César dos Santos, o entusiasmo desse time de peso unido à suas qualificações profissionais, promoverão muitas benesses à categoria.

“O trabalho da Cored é essencial para manter nossa profissão em constante evolução. Por isso, é muito importante poder contar com profissionais qualificados nesta Cooordenação. Com este time, poderemos realizar projetos de ampliação de cursos e palestras; aumento de parcerias educacionais e empresariais, que possibilitarão descontos e até bolsas em cursos de nível técnico e tecnólogo e ainda maior interação com empregadores para facilitar o ingresso no mercado de trabalho.”

Entenda o papel da Cored

As Cored são formadas para apoiar os regionais no planejamento de soluções para o aprimoramento educacional e profissional da categoria tendo como objetivo principal estimular a importância de se buscar elevação intelectual, pois somente assim, é possível avançar na conscientização da necessidade de programa de educação permanente.

Acreditamos que o regional pode e deve ser o agente incentivador e de suporte para nossos profissionais e também futuros Técnicos e Tecnólogos em Radiologia. Dessa forma essa coordenação agirá não somente junto aos profissionais, mas também na base, que são os docentes de Radiologia e seus discentes, assim como, com as organizações que necessitam das habilidades do nosso profissional.

Conheça os novos integrantes da Cored-SP

Integrantes da Cored-SP 2022: (da esq. p/ dir.) Fernando Barbosa, Raphael Ruiz, Álvaro Vilas Boas, Cláudio de Souza, Ibevan Nogueira.

Álvaro Adolfo Vilas Boas | Graduado em Tecnologia em Radiologia e Pedagogia, experiência em Gestão Hospitalar e Educacional, prestador de Serviços Radiológicos em diversos segmentos do radiodiagnóstico em hospitais públicos e privados desde 1997. Coordenador de Curso Superior de Tecnologia em Radiologia, docente do programa de graduação e pós graduação no âmbito presencial e EaD; Especialização em Administração de Negócios pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM com intercâmbio na University Of La Verne (Los Angeles / C.A – EUA), The Short M.B.A – Strategic Management . Mestre em Ciências Radiológicas pelo programa de Pós-Graduação em MEDICINA (RADIOLOGIA CLÍNICA), pela Universidade Federal de São Paulo – EPM / UNIFESP. Membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Ministério da Educação – MEC / INEP).


Cláudio de Souza | Tecnólogo em Radiologia com especialização em TC e RM. Possui vasta experiência em ensino EAD, sendo tutor e administrador das plataformas de educação à distância  www.novaead.com e www.novaeadimagem.com. Integrante o Conselho Municipal de Saúde de São Paulo e Auditor interno do Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (PADI) pelo Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR).


Fernando Dias Barbosa | Tecnólogo e Técnico em Radiologia, atuando há 21 anos atua na profissão como Supervisor Técnico, atendimento e Área Acadêmica. Mestrando no Curso de Ciências Radiológica pela Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP. MBA em Gestão de Saúde. Especialista em Docência do ensino superior. Atualmente, exerce as funções de Coordenador de  Curso Técnico Colégio 24 de Maio (Unidade São Miguel Paulista); Sargento e Membro do Programa Controle de Qualidade no Setor de Radiologia Hospital de Força Aérea de São Paulo e Docente no Curso Superior de Tecnólogo em Radiologia – FECS Hospital Oswaldo Cruz.

Ibevan Arruda Nogueira | Tecnólogo em Radiologia pelo Centro Universitário São Camilo (2001). Doutor em Engenharia Biomédica pela Universidade Mogi das Cruzes (2010-2014). Avaliador dos Cursos Superiores Tecnológicos pelo MEC/INEP desde 2010. Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia da Faculdade Santa Marcelina desde (2005). Docente do Curso de Radiologia e Medicina da Faculdade Santa Marcelina. Responsável Técnico em Radiologia do Lúmen Centro de Diagnósticos desde 2000, atuando na modalidade de Ressonância Magnética Avançada e aprimoramento de Protocolos em Equipamento de 3 Tesla.


Raphael Prado Ruiz | Possui graduação em Tecnologia em Radiologia pela União Social Camiliana; Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade de Mogi das Cruzes;  Pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Carlos Drummond de Andrade; Pós-graduado em Imagenologia pela Universidade Nove de Julho; Pós-graduado em Novas Tecnologias de Ensino-Aprendizagem pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro.  Atualmente é Coordenador do curso de Tecnologia em Radiologia e Professor do curso de Medicina – Universidade Nove de Julho;  Coordenador do curso de Tecnologia em Radiologia – Centro Universitário FMABC; Docente do curso de Medicina da FAM; Docente do curso de pós-graduação em tomografia e ressonância magnética – Centro Universitário Senac; Diretor do Instituto Radiologia na Palma da Mão.


Vinícius Martins | Doutorando em Ciências da Saúde na Faculdade de Medicina de Jundiaí. Mestre em Educação nas Profissões da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde – PUC/SP. Possui graduação em Tecnologia em Radiologia Médica pela Universidade Paulista. Coordenador do curso de Tecnologia em Radiologia na CEUNSP – Centro Universitário N. Sra. do Patrocínio – Itu. Professor convidado na Pós Graduação de Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética da Faculdade de Medicina do ABC – FMABC. Atuo com Designer educacional, instrucional, consultor em educação e formação docente com metodologias ativas, design thinking e novas arquiteturas pedagógicas.