Mesmo antes de tomar posse, o novo presidente do CONTER, Luciano Guedes, veio à São Paulo, na terça-feira (26 de novembro) para participar de uma série de eventos pautados pelo presidente do CRTR-SP, Julio César dos Santos.

Presidente Conter, Luciano Guedes e Julio César dos Santos, presidente CRTR-SP

Buscando valer o compromisso de uma gestão transparente e em prol da valorização profissional em Radiologia, o presidente do CRTR-SP Julio César dos Santos, recebeu na terça-feira (26 de novembro) o presidente do CONTER Luciano Guedes – que mesmo antes de tomar posse – participou de uma série de eventos em São Paulo.

A agenda intensa começou logo cedo com a reunião na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), em que os presidentes e o TNR Domênico Donina foram recebidos pelo assessor parlamentar Elizeu Paixão – representando o presidente da Alesp – Cauê Macris.  Os rumos para a conscientização e valorização dos profissionais das técnicas radiológicas, e a preocupação com o destino de resíduos químicos e hospitalares, assim como, os problemas que acarretam à sociedade e ao meio ambiente, foram os temas desse encontro.

Segundo Guedes, é importante que os empregadores do setor de Radiologia contratem profissionais devidamente habilitados e de acordo com a normatização para formação de especialistas do Conter. “Se você tem formação como técnico em Radiologia Médica, pra você atuar na Radioterapia ou Medicina Nuclear, você precisa de uma especialização. E o que vemos, às vezes, são empregadores, visando apenas lucro, contratando profissionais sem conhecimento.”

Já para Julio César dos Santos, a preocupação com os resíduos químicos e hospitalares gerados pelo processamento de imagens é um ponto a ser considerado e levado a um projeto de lei que possa trazer mudanças ao sistema de Biossegurança na Radiologia. “Para que se possa acolher este sistema, criar um sistema mais vantajoso para proteger a sociedade e o meio ambiente, é necessário encaminhar um projeto de lei ou decreto aos órgãos competentes.”

Saindo da Alesp, o grupo retornou a sede do CRTR-SP para se reunir com com os membros das Comissões de Educação (Cored) e Fiscalização (Corefi) do CRTR-SP para definições e planejamento dos projetos de Educação Continuada e Fiscalizatórias para o ano de 2020. Participaram também da reunião com a Cored, os tecnólogos em Radiologia Leandro Tolentino e o professor, da FAMESP e Uninove, Guilherme Oberto.

A visita, para conhecer as instalações do setor de Radioterapia do Instituto do Câncer de São Paulo (Icesp), foi guiada pelo tecnólogo em Radiologia e gerente de imagem do Icesp, Erick Silva de Lima, e fechou o dia atribulado e recheado de reuniões.

Ao final do dia, CRTR-SP e CONTER se despedem, mas continuam seguindo juntos na busca por melhorias e mais valor à Radiologia.

 

 

Reunião Alesp: Da esquerda para a direita: Luciano Guedes, presidente Conter, Julio César dos Santos, presidente do CRTR-SP, TNR Domênico Donina e Eliseu Paixão, assessor parlamentar da Alesp.

Da esquerda para a direita: Erick Silva de Lima, Icesp; Luciano Guedes, Conter, TNR Cláudio Souza; TNR Leandro Tolentino e Julio César dos Santos.

Grupo CRTR-SP/Conter sendo recepcionado por Erick Silva de Lima, agente de imagem e coordenador do curso de Radioterapia Icesp.

Reunião Corefi: Julio César dos Santos, em pé; Leandro Sumi, Supervisor Fiscal do CRTR-SP ao lado de Luciano Guedes, presidente do Conter e demais membros da Corefi.

Reunião Cored: Da esquerda para a direita: Antonio Facin, Luciano Guedes, Prof. Guilherme Oberto, TNR Leandro Tolentino, Cláudio Souza e Julio César dos Santos.