Com mais de 4 mil mortos e 120 mil infectados ao redor do mundo, prevenir a multiplicação do vírus é essencial

 

O Conselho Regional dos Técnicos em Radiologia de São Paulo (CRTR-SP), preocupado com a propagação do Coronavírus 2019 aqui no Brasil e, seguindo o protocolo de um documento lançado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que orienta funcionários e empregadores sobre como se prevenir da COVID-19 no trabalho, adota medidas de prevenção contra o contágio da doença COVID-19.

Como toda contaminação viral, que se propaga de pessoa para pessoa, a do Coronavírus 2019 se dá efetivamente pelo contato com gotículas de saliva, eliminadas pela fala, espirros e tosses e também, pelo contato das mãos ou com superfícies contaminadas. Com isso, o local de trabalho, torna-se um ambiente com grande potencial para a multiplicação de infecções respiratórias, tal como a COVID-19.

Aqui no Brasil, assim como na China e Itália, o vírus está se disseminando rapidamente. Conforme boletim do Ministério da Saúde, divulgado na tarde de ontem (11), o número de pessoas contaminadas, em diversos estados do país, já contabiliza a marca de 60 casos confirmados, de um total de 930 suspeitas de contaminação. E esta contagem só tende a aumentar, por isso, é imprescindível ações cautelares e planos de contingência.

Como parte da iniciativa, idealizada pela gestão diretiva deste Regional, será realizado um trabalho de conscientização interna e externa junto aos colaboradores deste e aos profissionais das técnicas radiológicas – que comparecerem à Sede para atendimento.

Nesta primeira fase de contenção, serão distribuídos folhetos explicativos sobre o vírus e a doença COVID-19 para todos os colaboradores.  E também, máscaras de proteção e álcool gel para uso contínuo e diário, serão disponibilizadas a todos os departamentos.

Definido pela OMS como pandemia, o vírus já deixou mais de 4 mil mortos e cerca de 120 mil infectados ao redor do mundo, desde o primeiro caso confirmado na cidade de Wuhan, na China.