Tecnologia, Conhecimento e Humanização foram temas centrais do congresso que reuniu profissionais e entidades da radiologia de todo o Brasil

O CRTR-SP, representado por sua diretoria executiva, participou do 1º Congresso Nacional de Radiologia – CNR 24, evento de grande importância para o setor. Organizado pela Associação Brasileira de Técnicos em Radiologia (ABTER) e a Academia Brasileira de Ciências Radiológicas (ABCR), o evento realizado nos dias 08 e 09 de novembro reuniu profissionais e entidades da área de radiologia de todo o Brasil.

Durante o congresso foi realizada a entrega da Comenda Marie Curie – uma homenagem simbólica aos profissionais que se destacam nas áreas das técnicas radiológicas, como forma de reconhecimento do trabalho, da dedicação e contribuições à Radiologia, honrando o legado da renomada cientista.

Além disso, o vencedor do concurso do Hino da Radiologia foi revelado, com um videoclipe que narrou a história da Radiologia, emocionando os presentes. A cerimônia dos imortais e a entrega de autobiografias foram momentos de destaque, conferindo um tom de honra e tradição ao evento. Tais cerimônias valorizam e reconhecem a essencialidade dos técnicos e tecnólogos em radiologia

Reconhecimento e visibilidade

O presidente do CRTR-SP, Agnaldo Silva, fez a abertura do Congresso agradecendo a todos os participantes e enfatizou a importância do evento para fortalecer a visibilidade dos profissionais da radiologia.

“A união de instituições que representam a radiologia, como ABTER e CONTER, é uma força que demonstra nossa solidariedade e compromisso com a profissão. Durante a pandemia, o que mais me entristecia era ver os pronunciamentos de governadores, prefeitos e membros da saúde, que falavam sobre a situação do COVID-19, citando todos os profissionais como ‘linha de frente’, exceto os nossos. Isso precisa mudar, temos que mostrar que estamos aqui e que somos parte fundamental da saúde. Nossa contribuição precisa ser reconhecida.”

Debates que fortalecem a classe

No último dia do Congresso, diversas mesas-redondas abordaram temas relevantes para o setor. Um dos assuntos discutidos foi o Projeto de Lei 3661/2012, apresentado pelo Diretor Tesoureiro do Conter, Carlos Junior. A presidente do Conter, Cassiana Crispim, também deu seu parecer, enriquecendo o debate.

“O evento proporcionou um momento especial de interação entre participantes, diretores, e presidentes de regionais e do Conter, promovendo um espaço para trocas e fortalecimento da comunidade radiológica”, disse Nayara de Sá, tesoureira do CRTR-SP.

A participação do CRTR-SP, junto destas instituições, reafirma a importância de dar visibilidade aos nossos profissionais e garante que sua contribuição para a saúde seja devidamente reconhecida, assim, CNR 24 se consolida como um marco para o fortalecimento da classe e o avanço das técnicas radiológicas no Brasil.

Clique no vídeo para ver alguns registros do Congresso