Além dos assuntos gerais do Conselho, radioproteção foi tema de destaque durante o encontro

Conselheiros reunidos para a segunda plenária do 5º corpo diretivo, presidida pelo presidente e TR Júlio César dos Santos

Na tarde do dia 28 de janeiro, foi realizada a segunda sessão plenária da gestão do 5º Corpo diretivo do Conselho Regional dos Técnicos em Radiologia (CRTR-SP). O encontro contou com a presença do Conselho Diretor, juntamente com os Conselheiros efetivos e suplentes e o delegado da Delegacia de Campinas, como convidado. As sessões Plenárias, tem o objetivo de tratar assuntos relacionados à atuação do Conselho.

Presidente fazendo a leitura da pauta do dia

A abertura foi realizada pelo Presidente do CRTR-SP, TR. Júlio César dos Santos que iniciou a sessão acolhendo a inclusão de duas novas pautas (Cancelamento do Contrato de Locação da Subsede e Inconstitucionalidade da cobrança das anuidades anteriores a 2012) além análise e deliberação da pauta de convocação. A inclusão foi aprovada por unanimidade entre os conselheiros presentes.

Dentre as diversas deliberações do dia, destacam-se a análise de aproximadamente 700 processos que incluem os serviços de inscrição e baixa de registro profissional; processos administrativos e assunto gerais referentes às ações de fiscalização, proteção radiológica e educação continuada na área das técnicas radiológicas. Após analisar os pareceres dos processos de inscrição e baixa, o plenário deliberou pelo deferimento dos requerimentos à unanimidade. Devido ao grande volume de processos analisados, os PA (processos administrativos) foram postergados para análise em outra reunião plenária, em data a ser definida.

Outro ponto importante da reunião foi a notificação da Audiência Oitiva de Testemunhas, que ocorreu no dia 06 de fevereiro, no Ministério Público Federal (MPF-SP) onde foi discutida a falta de proteção radiológica gerada pela operação de escâneres corporais da Fundação Casa, por funcionários não habilitados. O presidente, Julio dos Santos, comentou que o agendamento se deu, após denúncia realizada pelo Sitsesp (Sindicato dos Trabalhadores das Fundações Públicas de Atendimento Socioeducativo) e apresentou os pontos que serão abordados na audiência.

Para o presidente Júlio César, “fazer a defesa para que a operação destes equipamentos seja exclusiva aos tecnólogos e técnicos em Radiologia, é um marco para o Sistema Conter/CRTRs, que há muitos anos vem lutando para a classe reaver este direito”, declara.

Em seguida, diretor secretário TR. Antônio Facin, apresentou os integrantes, escolhidos através das portarias específicas, das comissões do Regional para o exercício de 2020.

Para a Comissão de Tomadas de Contas (CTC) foram nomeados os seguintes conselheiros TR. Cloifi Cardoso Faria Bueno, TR. Mara Lucia Souza Vengjer, TR. Paulo Fabiano Silva do Prado, TNR. André Luiz de Vasconcelos, TR. Carlos André Carvalho Pena e TR. Fabio Eduardo Emygdio de Faria.

Já a Comissão de Fiscalização (COREFI) será composta por TR. Gian Claudio Pereira de Souza, TR. Marcelo Luiz da Silva, TR. Cloifi Cardoso Faria Bueno, TR. Paulo Fabiano Silva do Prado e TR. Lucy Helen Marques, James Sanches Custódio.

A Comissão de Licitação contará com o conselheiro e TR. Gian Claudio Pereira de Souza, e os servidores, Adriana Luti Telles Missailidis, Sheila Katiane da Silva, Felipe Guimarães dos Santos e Paulo Henrique Sampaio Nunes.

E a Comissão de Patrimônio terá como integrantes TR. Marcelo Luiz da Silva, TR. Lucy Helen Marques, TNR. André Luís de Aguiar Nascimento e o servidor José Augusto de Oliveira Jorge.

Por último, porém, não menos importante, foram divulgados os integrantes da Comissões de Educação (Cored) e de Ética.  A Cored ficará a cargo dos conselheiros TNR. Claudio Anderson Rodrigues de Souza, Marcelo Celestino Salvador, Vinícius Martins Dias Batista e Antônio José dos Santos. E por fim, a Comissão de Ética será composta por TNR. Claudio Anderson Rodrigues de Souza, TR. Cloifi Cardoso Faria Bueno, TNR. André Luiz de Vasconcelos, TR. Marcelo Luiz da Silva, TR. Lucy Hellen Marques e TR. Gian Claudio Pereira de Souza.

Contar com a formação de comissões específicas reforça ainda mais a atuação dos Conselhos de Classe e oferece oportunidade para que conselheiros e funcionários tenham participação ativa nas decisões e planejamento de ações voltadas ao fortalecimento e valorização da profissão das técnicas radiológicas, no que diz respeito ao registro, fiscalização e educação continuada de qualidade.

 

 

 

Diretor Secretário, Antonio Facin, apresentando aos Conselheiros, a composição das Comissões Específicas

Presidente Júlio César dos Santos, ao centro de costas. À direita: Conselheiros e TR’s Antonio Facin, Gian Souza, Cloifi Bueno e Fábio Faria. À esquerda: Joselias Silva, Domênico Rodrigues, Luci Marques e Marcelo Silva

Foram quase 700 processos analisados e deferidos pelos Conselheiros presentes