Entidade foi representada por parte da diretoria executiva durante palestra sobre a atuação dos Conselhos de Radiologia  

Na última quinta-feira, 7/6, o presidente do Conselho Regional de Técnicos e Tecnólogos de Radiologia da 5ª Região – São Paulo, esteve na Escola Liceu Tec. Agnaldo Silva, acompanhado pelo diretor financeiro Guilherme Viana e o delegado regional de São José do Rio Preto, Sérgio Zullo, aceitou o convite feito pela coordenadoria do curso de Radiologia da LiceuTec de Barretos e palestrou para os futuros profissionais de área.

Durante o evento, sob o tema Definição e Atribuição do CRTR – sugerido pelo Diretor pedagógico, Pacheco de Oliveira – o presidente Agnaldo Silva apresentou para os alunos os princípios das autarquias Conter e CRTRs, além das funções das delegacias regionais. “Esse tipo de ação é muito importante para os futuros profissionais da Radiologia. Mesmo os já formados muitas vezes desconhecem o papel dos seus Conselhos”, avaliou Agnaldo Silva.Cerca de 40 alunos, estudantes do curso técnico de Radiologia, puderam entender melhor como é o organograma, desde a esfera federal até as delegacias regionais, e como se distribuem as atribuições das respectivas autarquias. “Uma coisa que ficou evidente é a necessidade de aproximar cada vez mais os órgãos representativos e os profissionais”, afirmou Guilherme Viana.Para Sérgio Zullo, delegado regional de São José do Rio Preto, foi justamente essa falta de conhecimento que muitas vezes impede a aproximação dos profissionais com seus representantes. “Temos feito [as delegacias regionais] um trabalho no sentido de estreitar o contato com o CRTR-SP, afinal, todos somos um só: profissionais de radiologia”, declarou.Uma coisa que foi também foi tema da conversa entre os alunos e o corpo executivo do Conselho é a questão do mercado de trabalho, que tem preocupado estudantes e profissionais da área. “Ficou evidente que isso gera uma certa insegurança, mas eles, como alunos, estão mais receptivos à concepção de que, sem especialização e muito estudo, não há como se qualificar para o mercado de trabalho’, avaliou Guilherme Viana.

Para o corpo docente da LiceuTec de Barretos – representado pelos professores de radiologia Kelvin Luan Bueno e Mauro Cardoso de Oliveira Jr – e pelo físico-médico do Hospital do Amor de Barretos (antigo Hospital do Câncer) e coordenador do curso, Willian Rafael de Almeida, em virtude do grande trabalho que a atual gestão do CRTR tem feito em São José do Rio Preto e região, a aproximação do Conselho com os profissionais e estudantes precisa ser cada vez mais reforçada.