Para o setor, foram contratados 16 profissionais da área para que atendimento seja feito 24 horas por dia

O presidente Agnaldo Silva, acompanhado pelo diretor-secretário, Jorge Biagi e pelo Delegado Regional, Sérgio Zullo, prestigia profissionais de radiologia da Santa Casa de Misericórdia de José Bonifácio//Fotos: CRTR-SP

Na última quinta-feira, 10/5, a Santa Casa de Misericórdia do município de José Bonifácio, interior do estado, inaugurou a Ala de Radiologia – Santa Casa Imagem.

O presidente do CRTR-SP da 5ª Região, Agnaldo Silva – acompanhando pelo diretor-secretário Jorge Biagi e pelo delegado regional de São José do Rio Preto, Sérgio Zullo – esteve no evento e, durante visita às instalações, parabenizou a iniciativa da administração da unidade de saúde.

“Além de garantir o melhor atendimento de imagem para a população da cidade, a gestão, junto com a administração da prefeitura, fez uma excelente escolha ao optar por trabalhar exclusivamente com profissionais de radiologia. Não poderia ter sido mais acertada essa decisão”, afirmou Agnaldo Silva sobre a composição da equipe da nova ala – todos com formação em radiologia.

Durante a cerimônia, o presidente do CRTR-SP lembrou que ações como essa, valorizam a competência de quem se especializou para trabalhar na área. “Precisamos acabar com essa imagem de ‘mocinhos e mocinhas do raio-x, da tomografia’. Somos profissionais de radiologia. Tenho certeza que cada pessoa dessa equipe batalhou muito para estar aqui, na Santa Casa, e isso precisa e merece ser reconhecido”, afirmou.

À frente do setor, supervisionando uma equipe de 12 profissionais – incluindo enfermagem, recepção e assistência de laudo – a tecnóloga, pós-graduada em Ciências Forense e mestre em Criminologia, Ana Luiza não esconde o orgulho de poder trabalhar com seus pares. “Eu fiz questão de que a equipe fosse composta por técnicos e auxiliares com a formação ideal para atender os pacientes da Santa Casa”, revelou. Essa batalha pessoal da responsável pela ala de Radiologia do hospital não é à toa.

Apesar de lembrar que nas cidades mais afastadas da capital a especialização acaba sendo mais difícil, Ana Luiza não descarta a importância de se manter atualizado. “A princípio, a prioridade foi avaliar e manter os técnicos e tecnólogos que já trabalhavam no setor e com capacidade de se reciclar diante aos novos desafios da profissão”, revelou.

 Gestão humana

Um conceito foi unânime entre os presentes à inauguração da ala no hospital, a humanização. Segundo Maurício Le Petit, presidente da Brasil Ideal, ONG responsável pela gestão da Santa Casa em parceria com a prefeitura, essa ideia balizou todas as medidas adotadas para administração e gerenciamento da unidade de saúde. “Aqui teremos equipes montadas por pessoas que querem trabalhar por e para pessoas. Gente tratando de gente”, garantiu.

O prefeito de José Bonifácio, Dilmo Resende de Carvalho, reafirmou a preocupação com as necessidades da população. “Por diversas vezes, em vários lugares da cidade, as pessoas me perguntavam: ‘prefeito, o que vai ser feito com a Santa Casa?’. E foi assim, ouvindo as pessoas na rua que decidimos por um trabalho que acolhesse os pacientes de maneira mais humanizada”, revelou.

Já no que compete à gestão do hospital, o reconhecimento dos profissionais ao trabalho realizado por Gefferson Luis de Sousa Rosa, provedor da Santa Casa de Misericórdia, é endossado pelo delegado regional Sérgio Zullo ao lembrar que o serviço de saúde só se concretiza no momento em que atende às necessidades de saúde do usuário ou paciente.

“Os suportes utilizados incluem recursos humanos, materiais hospitalares, equipamentos, instalações e tecnologia. Os serviços de radiologia, por serem serviços constantemente utilizados pela maioria dos pacientes, devem ter esta filosofia bem presente. É necessário associar um atendimento personalizado, num ambiente agradável, com profissionais qualificados, o que se dá quando temos uma ala formada exclusivamente por Técnicos e Tecnólogos em Radiologia”. 

A nova ala, composta por uma sala/consultório para atendimento aos pacientes, uma dependência para a equipe de radiologistas e uma específica para realização de exames de raios X, funcionará 24 horas por dia e deve receber pacientes da cidade e das regiões vizinhas.