Ele é fundador, e ainda trabalha, no Centro Paulista de Radioterapia e Oncologia e tem se empenhado na valorização dos profissionais de radiologia

Diretoria executiva e chefes de departamento do Conselho fizeram questão de ceder a homenagem por meio do Honra ao Mérito a Libonati/Fotos: CRTR5

No final de junho, no dia 28/6, o Conselho Regional de Técnicos e Tecnólogos da 5ª Região (CRTR5) – São Paulo – recebeu em sua sede o TR Sergio Bortolai Libonati, que, após 50 anos de formação na área da Radiologia, ainda trabalha como Supervisor das Aplicações das Técnicas Radiológicas (SATR) e diretor clínico do Centro Paulista de Radioterapia e Oncologia (Cepro).

Uma semana antes de receber Libonati na sede do CRTR5, o presidente Agnaldo Silva e o TR Vagner Queiroga – um dos mais antigos fiscais do Conselho – estiveram no Cepro para uma visita. Durante uma conversa informal, Sergio Libonati lembrou das inúmeras experiências vividas ao longo da carreira, e frisou que, aos 75 anos, e mesmo depois de sofrer sete paradas cardíacas há dois anos, não pretende parar.

Sérgio Bortolai Libonati tem diversas formações: médico oncologista, farmacêutico e até mesmo bacharelado em Direito, mas a radiologia sempre esteve entre suas paixões

“Faço questão de atender os pacientes. Dar o acolhimento e atenção que cada um precisa, como por exemplo, arrumar todos os exames que eles trazem para eu avaliar”, brincou na ocasião o especialista em Oncologia e Radioterapia.

Com quase 50 anos de carreira, ele faz questão de continuar trabalhando

Com um espírito claramente desbravador, Sérgio Libonati não perde de vista a importância do trabalho dos profissionais de radiologia ao afirmar que, como médico – já que é formado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Sorocaba – PUC/SP e médico oncologista, entre outros títulos – sabe exatamente a importância da imaginologia no diagnóstico de um paciente. “A formação técnica [em radiologia] me deu uma visão que poucos médicos têm sobre a importância da atuação do profissional de radiologia”, ressalta sempre.

O prestígio para a radiologia

E foi justamente o valor da atuação de auxiliares, técnicos e tecnólogos em radiologia que levou o CRTR5 a conceder o Honra ao Mérito para Sergio Libonati por serviços prestados à categoria. “A forma como ele abraçou a Radiologia é um exemplo para quem pretende seguir carreira nesse segmento. Ele usou todo o conhecimento adquirido, que não é pouco, para se aprimorar no segmento do diagnóstico e tratamento por meio do uso da radiação”, afirma Agnaldo Silva, durante a entrega do título realizada na sede do CRTR5 com a presença de todos os funcionários do conselho.

O presidente do CRTR5, Agnaldo Silva, também presenteou Libonati com uma cópia do certificado original de Técnico em Radiologia

O reconhecimento dado à Libonati não poderia ser diferente. No Cepro – fundado em 1981 – todos os profissionais são técnicos ou tecnólogos em radiologia. “Além disso, ele tem muito claro a importância da especialização e educação continuada”, lembra Agnaldo Silva. Essa referência é sobre a política de gestão preservada no Cepro. Lá, com a administração de seu braço direito, Roberto França, Libonati reforça que todos os profissionais são incentivados, inclusive por meio de parcerias, a buscar cursos e não parar o aprendizado – como ele mesmo fez ao longo da carreira.

Sobre a paixão pela radiologia, o médico, farmacêutico, advogado, oncologista e técnico em Radiologia é quase poético ao falar sobre o que a experiência lhe proporcionou. “Para mim, ganhei mais prestígio profissional pelos casos que contraindiquei para a radioterapia que pelos que tratei”, avalia Libonati, prestes a completar 50 anos de carreira.