Evento, realizado para discutir ações importantes para a categoria, conta também com a presença da deputada Conceição Sampaio

Manoel Benedito Viana, presidente do Conter, contou com a presença da deputada federal Conceição Sampaio para discutir a aprovação do PL3661/Fotos matéria e capa: Conter

Começou nesta quinta-feira, 12/7, o 2º Encontro de Presidentes do Sistema CONTER/CRTRs que reúne os presidentes do Conselho Nacional e dos Conselhos Regionais de Técnicos e Tecnólogos em Radiologia do Brasil. Com duração de dois dias, o encontro, realizado em Brasília, conta também com a presença de Conceição Sampaio, deputada federal do Amazonas, que tem apoiado a discussão e aprovação do PL3661, apresentado ao Congresso Nacional em 2012 e que ainda espera apreciação dos congressistas.

Agnaldo Silva, diretor-presidente do CRTR5 destacou a importância do encontro/Foto: CRTR5

Agnaldo Silva, diretor-presidente do Conselho Regional de Técnicos e Tecnólogos em Radiologia da 5ª Região (CRTR5) de São Paulo, fez questão de comparecer ao evento. “Nós [CRTR5] temos que nos manter informados e participar de todo movimento proposto pelo Conter. Principalmente um encontro desse porte e com as pautas apresentadas para discussão”, avaliou.

Entre os temas propostos para apreciação das autoridades do Corpo de Conselheiros da Radiologia no Brasil está o papel da sociedade brasileira de ciências radiológicas, uma ampla discussão do PL3661 e, como ressaltou Manoel Benedito Viana Santos, presidente do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (Conter), discutir medidas estruturais para melhorar a prestação do serviço público nos Conselhos de Radiologia.

“Na mesma oportunidade, estamos dialogando com representantes políticos capazes de dar vazão às demandas da sociedade. Nesses dias, conseguimos dar um bom andamento ao PL3661 e, logo em seguida, começaram a ressurgir vídeos apócrifos na internet criticando o projeto. Mas não adianta, a verdade prevalecerá apesar do lobby feito por empresários que querem transformar a saúde da população em mercadoria”, afirmou o presidente do Conter.

A presença da deputada federal Conceição Sampaio vem em apoio à luta dos representantes da Radiologia em âmbito nacional, e conseguir a apreciação e aprovação da PL3661. “Conheço a luta de vocês em defesa de um novo marco regulatório para a profissão e vou trabalhar por isso no Congresso Nacional, pois a segurança da população depende da atualização da lei que regulamenta a atividade. Os profissionais da radiologia são indispensáveis para a sociedade e vamos dialogar com todos os setores para evidenciar a situação da categoria e o que precisa ser feito”, disse a deputada.

O 2º Encontro de Presidentes do Sistema CONTER/CRTRs, tem previsão de duração de dois dias, sendo encerrado já na sexta-feira, 13/7. Sobre as expectativas do resultado dessa reunião, Agnaldo Silva, presidente do CRTR5 se mostra otimista. “Nossa classe precisa de união e fortalecimento. Para isso, a troca de experiência, proporcionada num evento dessa grandeza, é fundamental para que todos possam caminhar na mesma direção, que é a valorização da Radiologia e dos profissionais que se dedicam com esmero ao trabalho no setor”, afirma.