Entidade é reconhecida por validar a qualidade dos serviços médicos, focado na segurança da Saúde

Em uma ação inédita, o Conselho Regional de Técnicos e Tecnólogos em Radiologia da 5ª Região de São Paulo (CRTR5 – SP), encaminhou à Organização Nacional de Acreditação (ONA), requisição para que seja inserido em sua lista profissionais da Radiologia.

A ONA é reconhecida na área da Saúde por prestar serviços certificação na qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. Diante disso, Agnaldo Silva, presidente do CRTR5, avaliou que a inclusão de profissionais da Radiologia é fundamental para garantir a qualidade dos serviços prestados à sociedade. “Nunca foi solicitado isso para a ONA e, tendo em vista a importância desse órgão na validação do alto padrão dos trabalhos de profissionais da área de saúde, especificamente no que compete à segurança dos pacientes, não poderíamos manter nossa classe sem esse aparato”, afirmou.

No documento enviado à ONA, o CRTR5 solicitou a participação de técnicos e tecnólogos nas avaliações das instituições. Como para fazer parte do processo de acreditação é necessário que o profissional tenha nível superior, a requisição atenderá os Tecnólogos em Radiologia, que, aprovados pela ONA, se tornarão um Avaliador do Sistema Brasileiro de Acreditação – ONA – e poderão atuar na avaliação das organizações, serviços e programas da saúde.

“Ainda que essa participação [na ONA] não seja possível para os técnicos, a partir do momento em que tivermos profissionais formados na Radiologia atuando na acreditação das atividades relacionadas aos exames de imagem nas instituições de saúde, fatalmente conseguiremos a valorização dos auxiliares e técnicos, principalmente quando tratamos da segurança do paciente”, avalia Agnaldo Silva ao lembrar que, quando se trata de radioproteção e adequado manuseio da radiação, o melhor profissional é o da Radiologia.

A partir de agora, os tecnólogos em Radiologia que tiverem interesse em ser um Avaliador do Sistema Brasileiro de Acreditação da ONA poderão se inscrever no site da instituição. Para isso, é necessário ter concluído a graduação e ter experiência mínima de um ano em gestão em serviços de saúde, processos de avaliação em serviços de saúde ou assistência. “A procura por profissionais com especialização em gestão de qualidade e segurança do paciente tem crescido cada dia mais. Com isso abre-se um novo campo de trabalho, especialmente na área de Radiologia, que até então não tinha representatividade no segmento”, conclui o presidente do CRTR5.

Mais informações podem ser obtidas no portal da ONA, no campo Formação de Avaliadores.