Conter realiza curso de fiscais e conferência nacional de executivos nesta semana

 

Acontecem nesta semana em Brasília/DF as principais atividades oficiais do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (Conter) em 2018. Os eventos vão servir para o treinamento das equipes técnicas, para o aprimoramento da fiscalização e para discutir o futuro das técnicas radiológicas no Brasil.

De hoje até quinta-feira (15), acontece o Programa de Formação Continuada do Sistema Nacional de Fiscalização (Sinafi). Este será o 9º Encontro dos agentes fiscais, dos presidentes das Coordenações Regionais de Fiscalização (Corefis) e dos Conselhos Regionais de Técnicos em Radiologia (CRTRs).

Segundo o presidente do CONTER, Manoel Benedito Viana Santos, o objetivo do encontro neste ano é discutir os principais problemas enfrentados no combate ao exercício ilegal da profissão, debater com representantes da Anvisa sobre o que fazer diante de irregularidades sanitárias e definir a estratégia de atuação da fiscalização no setor industrial. “Estamos completando quase uma década de treinamentos técnicos para profissionalizar o serviço de fiscalização. Ainda temos muito a avançar, mas hoje somos o conselho que mais fiscaliza no país e, cada vez mais, nos consolidamos como referência para os outros conselhos profissionais”, destaca.

Na sexta-feira e no sábado (17), acontece a 1ª Conferência Nacional dos Executivos do Sistema Conter/CRTRs. Pela primeira vez, os presidentes dos Conselhos de Radiologia de todo o país vão se reunir para discutir a conjuntura política nacional. O evento começa com uma mesa redonda que vai ter a participação dos/as deputados/as Érica Kokay (PT) e Izalci Lucas (PSDB). Após o debate, os conferencistas vão definir as estratégias e os caminhos para superar a crise política atual e para garantir o desenvolvimento político, social e econômico da Radiologia.

“A maior dificuldade que enfrentamos hoje é a falta de representação política, principalmente, no Congresso Nacional. Precisamos de suporte para levar nossos projetos legislativos à frente. Portando, decidimos realizar esse encontro para nos posicionar. Passou da hora de a categoria eleger representantes comprometidos com a nossa profissão”, considera o presidente Manoel Benedito.

O CONTER vai cobrir as sessões públicas dos eventos oficiais e transmitir em tempo real, por meio das redes sociais. Acompanhe e faça parte do processo de desenvolvimento das técnicas radiológicas no Brasil.