Neste Dia Internacional da Mulher, celebramos não apenas as conquistas das mulheres, mas também, reconhecemos os avanços legislativos que promovem sua dignidade e bem-estar. Um exemplo marcante é a Lei 14.737/2023, que “amplia o direito da mulher de ter acompanhante nos atendimentos realizados em serviços de saúde públicos e privados”, incluindo, acompanhamento na sala de exames de radiodiagnóstico.

Sabemos que a saúde é um direito fundamental de todas as pessoas, independentemente do gênero. No entanto, as mulheres, muitas vezes, enfrentam desafios adicionais ao acessar cuidados de saúde adequados, passando por situações complexas e de risco a sua integridade física e moral.

Essa legislação representa um marco importante e garante que as pacientes tenham o apoio necessário durante procedimentos médicos delicados. Mas para isto, especialmente, nos atendimentos radiológicos, o acompanhante deve fazer uso do EPI (Equipamento de Proteção Individual) adequado, assegurando um ambiente seguro, respeitoso e confortável para todos os envolvidos.

Ainda de acordo com a lei, no caso de atendimento realizado em centro cirúrgico ou unidade de terapia intensiva com restrições relacionadas à segurança ou à saúde dos pacientes – devidamente justificadas pelo corpo clínico – somente será admitido acompanhante que seja profissional de saúde.

Tal iniciativa não só reconhece a importância do suporte emocional e segurança durante os exames, como também, destaca a presença crescente e significativa das mulheres na área da radiologia.

Cada vez mais, mulheres estão assumindo papéis de liderança e contribuindo de maneira fundamental para o avanço dessa ciência, impulsionando mudanças positivas em toda a profissão, em prol da constante luta pela igualdade de gênero neste setor.

Que esta legislação sirva como um passo importante na promoção da saúde e no empoderamento das mulheres em todas as áreas da medicina e da sociedade, para que recebam atendimento médico de qualidade e equitativo, livre de discriminação e com respeito à sua autonomia e dignidade.

Portanto, ao promover a igualdade de gênero e garantir acesso equitativo à saúde, não só estamos melhorando a vida das mulheres, mas também construindo uma sociedade mais justa e saudável para todos.

Neste Dia Internacional da Mulher, o CRTR-SP renova seu compromisso de trabalhar junto a esta causa para alcançarmos esses objetivos importantes.

FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER