A descoberta pode auxiliar, por exemplo, na análise sobre doenças inflamatórias e lesões nos tecidos 

Uma rede de vasos sanguíneos finos, que age como um sistema secreto no interior dos ossos humanos – foi descoberta por pesquisadores da Alemanha. A nova estrutura anatômica ajuda as células do sangue e do sistema imunológico a se espalharem de forma rápida e eficiente pelo corpo.

Segundo informações do site Revista Galileu, os autores da pesquisa acreditam que a descoberta pode trazer novas pistas médicas para análises sobre doenças inflamatórias, lesões nos tecidos, migração celular e fluxo do sangue. 

Chamados de “vasos transcorticais” (TCVs, na sigla em inglês), esses minúsculos canais ajudam a explicar, inclusive, como as infusões de remédios de emergência foram pioneiras nos campos de batalha para reanimar soldados feridos – já que os médicos nem sempre tinham tempo para encontrar veias, recorrendo a injeções ​diretamente na medula óssea.

Vale comentar ainda que os TCVs foram descobertos enquanto Gunzer (desenvolvedor da pesquisa) estudava células sanguíneas fluorescentes em camundongos e com um microscópio, observou os novos vasos parecendo passar por um osso.

Leia a matéria completa no site da Revista