A visita foi realizada na primeira semana de dezembro e constatou também a infração de “acobertamento de pessoa não habilitada para o exercício da profissão

Na manhã do dia 1/12, fiscais do Conselho Regional de Técnicos e Tecnólogos em Radiologia de São Paulo (CRTR-SP) da 5ª Região estiveram no Hospital Ruben Berta, no bairro de Indianópolis – na grande São Paulo. O hospital particular realiza atendimentos médicos em diversas especialidades, entre os serviços prestados, possui a radiologia convencional e a tomografia.

No local, a fiscalização pediu para conversar com o responsável pelo setor de Tomografia e, rapidamente, foi apresentada a uma pessoa que se identificou como Técnico em Radiologia. No entanto, ao solicitar que o funcionário apresentasse sua Cédula de Identidade Profissional (CIP), os fiscais foram informados de que o profissional não tinha o documento. O funcionário relatou que tinha, apenas, o protocolo de inscrição de pessoa física junto ao CRTR-SP, porém, havia “esquecido em casa”.

Após consultas no sistema de cadastro do Conselho, foi constado que o profissional em questão havia apresentado a documentação para inscrição no CRTR-SP em 29/10/2018, mas a situação de seu Registro estava inativa no momento da fiscalização. Diante disso, o profissional foi notificado sobre a necessidade do seu afastamento imediato das técnicas radiológicas, já que – além de não estar habilitado para operar equipamentos de tomografia -, a falta de Registro de Pessoa Física junto ao CRTR/SP, caracteriza exercício ilegal da profissão.

A fiscalização também verificou quem eram os responsáveis pela contratação do funcionário sem habilitação para o exercício das práticas da Radiologia. A pessoa responsável é um SATR, que trabalha na instituição há dois meses -, e que foi autuado por acobertamento de pessoa não habilitada para o exercício da profissão.

O SATR relatou aos fiscais que ele, o funcionário sem habilitação e outros dois TRs, por meio da empresa Salles Diagnósticos por Imagem, prestam serviços técnicos radiológicos para a empresa Serviços Médicos e Ultrassonográficos S/C Ltda – esta última mantém contrato de terceirização com o Hospital Ruben Berta. Vale ressaltar que a empresa Salles Diagnósticos por Imagem se encontra com o Registro de Pessoa Jurídica junto ao CRTR/SP como inativo-análise desde dezembro de 2017.