O Fórum dos Conselhos de Atividades Fim da Saúde de São Paulo (FCAFS) divulgou, na sexta-feira (5), após reunião dos quatorze conselhos membros – entre os quais o CRTRSP-, uma nota pública na qual manifesta preocupação sobre a forma como a operacionalização da campanha de vacinação contra a Covid-19 vem sendo realizada no estado de São Paulo.

Em ofício endereçado à Secretaria de Saúde, COSEMS-SP, Coordenação do Centro de Contingência da Covid-19, Conselho Estadual de Saúde e o Governo de São Paulo o grupo também cobra medidas nacionais, estaduais e municipais na previsão de imunização, ainda na primeira fase da campanha de vacinação, para o contingente representativo de 1,6 milhões de profissionais da saúde das áreas de Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Técnicos em Radiologia.

O FCAFS-SP, no documento, enfatiza que esses profissionais exercem seus respectivos trabalhos em contato direto com a população, e recomenda também que seja feito um esforço coletivo das entidades governamentais competentes na aprovação, compra e distribuição do imunizante.
Para o presidente do CRTR-SP, Júlio César dos Santos, em momento em que as vacinas são disponibilizadas em números reduzidos, atuar pela fiscalização e pela transparência é tarefa imprescindível dos Conselhos, para que as doses sejam destinadas, com absoluta prioridade e agilidade, aos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à pandemia.

O CRTRSP, através de seus canais de comunicação, segue divulgando, cotidianamente, as diversas atuações do órgão nesse sentido.
Aos profissionais das técnicas radiológicas, ele esclarece que eventuais denúncias sobre irregularidades na fila da vacinação devem ser informadas à entidade, via redes sociais ou pelo e-mail. fiscalizacao@crtrsp.org.br.