O método, otimizado para o tratamento de tumores baseado no uso do calor produzido pela luz (fototermia), foi desenvolvido por pesquisadores da USP de São Carlo

Uma nova técnica promete ser mais uma ferramenta no tratamento contra o câncer utilizando fontes de calor e nanotecnologia para matar células tumorais. Desenvolvido por pesquisadores na Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos. Segundo o site Diário da Saúde, o método desenvolvido consiste no uso de nanocápsulas feitas com membranas obtidas de células cancerosas para transportar medicamentos antitumorais e nanomateriais fotoativos (ativados pela luz) até o tumor.

O processo é ‘simples’: ao serem colocadas no sistema circulatório, essas nanopartículas tendem a migrar e a se incorporar a células tumorais. Sua localização no organismo pode ser mapeada por meio de tomografia, ressonância magnética ou de espectroscopia fotoacústica. Já no tumor, ao serem irradiadas por luz infravermelha, as nanocápsulas de membrana se rompem e liberam o medicamento presente em seu interior. O calor gerado pela luz promove o aquecimento do material fotoativo, induzindo a morte das células tumorais por hipertermia, ou excesso de calor.

Segundo a reportagem,  o professor Valtencir Zucolotto, que desenvolveu a técnica juntamente com sua colega Valéria Spolon Marangoni, contou que “desenvolvemos um nanocarreador que pode ser um potencial candidato para melhorar o transporte, a liberação e a ativação de fármacos usados no tratamento do câncer por fototermia”.

Leia a matéria completa, com detalhes da técnica e as ferramentas aplicadas para o tratamento.