O IPEN/CNEN anunciou recentemente um marco histórico para a medicina nuclear brasileira: a primeira marcação de PSMA com um emissor alfa (α), o radioisótopo Actínio-225, para utilização no tratamento de câncer de próstata metastático. O radiofármaco 225Ac-PSMA vem sendo experimentado em vários países, principalmente na Alemanha e África do Sul, indicando bons resultados, com grande potencial terapêutico.

Este experimento se faz importante, especialmente no mês de Novembro, onde simbolicamente celebramos a conscientização e prevenção do diagnóstico de câncer de próstata, através da campanha Novembro Azul.

Cada vez mais utilizado no Brasil, o conceito de teranóstico consiste no uso de materiais radioativos para obter informações sobre localização, forma e fisiologia de tumores, ao mesmo tempo em que carrega radioisótopos capazes de tratar as metástases. O diagnóstico de câncer de próstata pode ser feito pelo nível de antígeno prostático específico (PSA), dosado no sangue, e por imagens obtidas em exames como, por exemplo, tomografia PET, que utiliza um ligante específico do antígeno de membrana próstata-específico (PSMA, do inglês prostate-specific membrane antigen) associado aos radioisótopos Gálio-68 (Ga-68) ou Flúor-18 ( F-18).

É aí que entra a importância do passo que o IPEN/CNEN acaba de dar: uma vez feito o diagnóstico e mediante avaliação clínica, o 225Ac-PSMA pode ser usado na terapia, especificamente em tumor de próstata metastático, nos casos resistentes à castração. Nesse tipo de câncer, o PSMA tem sua expressão aumentada cerca de mil vezes, em comparação com tecido saudável, o que torna possível a sua deteção e terapia alvo dirigida.

 

Leia o conteúdo completo no site do IPEN/CNEN:
https://www.gov.br/cnen/pt-br/assunto/ultimas-noticias/ipen-cnen-anuncia-marco-historico-para-tratamento-de-cancer-de-prostata

 

Fonte: Portal da Comissão Nacional de Energia Nuclear

Imagem: Arte sobre foto de Rafael HL Garcia – IPEN/CNEN

 

IPEN – Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares
CNEN – Comissão Nacional de Energia Nuclear