Os fiscais atuam sempre credenciados para fiscalizar o exercício das práticas radiológicas no estado de São Paulo 

Tendo em  vista os diversos questionamentos sobre a devida identificação dos fiscais desta autarquia, o Conselho Regional de Técnicos e Tecnólogos em Radiologia (CRTR-SP) da 5ª Região, para evitar possíveis fraudes, informa aos Profissionais e à sociedade que a equipe de fiscalização do CRTR5 é composta por técnicos habilitados e devidamente credenciados para exercer o poder de polícia administrativa. Isto é, o direito de fiscalizar. 

Além da Cédula de Identidade Profissional (CIP), comportada dentro de uma carteira de couro com o símbolo do brasão da República, os fiscais do CRTR/SP realizam os procedimentos de fiscalização nos hospitais, prontos-socorros e nas clínicas de saúde portando um crachá de identificação branco, informando que está sob Serviço Público Federal, com seu nome, cargo e RG.

Outro crachá, na cor amarela com os números de telefones do CRTR5 e com informações sobre o Sistema Nacional de Fiscalização (Sinaf), também pode ser solicitado tanto por profissionais dos departamentos de raios X como por funcionários das unidades submetidas ao processo fiscalizatório. Empresas e técnicos têm nos procurado com a preocupação de estarem sendo visitados e fiscalizados por pessoas que, aparentemente, não pertencem ao corpo de profissionais de fiscalização do CRTR/SP.

Diante do exposto, e sem entender qual o intuito de alguém se passar por um agente de fiscalização, qualquer dúvida a respeito da idoneidade de identificação apresentada, basta entrar em contato com o Departamento de Fiscalização do CRTR5. 

A Autarquia, no uso de suas atribuições, reitera que estes documentos visam proporcionar segurança às unidades de saúde e aos funcionários assistidos.