O Conselho Regional dos Técnicos em Radiologia de São Paulo 5ª Região (CRTR-SP) manifesta completo repúdio a atos de assédio moral e sexual.

 

O assédio é prática recorrente na sociedade, e infelizmente se reproduz em qualquer ambiente social, seja corporativo, educacional, doméstico e em meios de transporte, vitimando, em sua grande maioria, as mulheres. É espantoso o número denúncias e processos, que nos últimos meses, vem sendo noticiados pela mídia.

O CRTR-SP não tolera qualquer tipo de abuso moral, físico ou sexual em qualquer lugar, especialmente, no ambiente de trabalho. Todo e qualquer abuso gerado pela manipulação das relações de poder instituídas nas empresas é absolutamente inaceitável.

Conforme disposto pelo Art 216-A do Código Penal, o assédio é crime contra a honra e acontece quando se constrange alguém com intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função. Este crime, passível de detenção de um a dois anos, pode ter a pena aumentada em até um terço, se a vítima for menor de 18 anos.

Além de ferir a ética das relações trabalhistas, a prática deste crime dilacera e cria traumas profundos em suas vítimas, que mediante coação e opressão, se veem cerceadas em seus direitos de ir e vir, assim como, destrói a atmosfera de segurança tão necessária para o equilíbrio no ambiente de trabalho, que deve ser norteado pelos valores éticos, morais e sociais.

Desta forma, este crime não pode ser encarado com naturalidade, e solidário às vítimas deste tipo de abuso, o CRTR-SP se mobiliza pela luta da conscientização social, a fim de que se estabeleçam ações preventivas e uma política de enfrentamento ao assédio em todas as suas circunstâncias.