☢️ BEM VINDO AO NOVEMBRO AZUL ☢️
 
O Novembro Azul é uma campanha de conscientização sobre a saúde masculina, com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. A campanha surgiu em 2003, na Austrália, e foi trazida para o Brasil em 2008. Seu objetivo é alertar os homens para a importância de cuidar da saúde e realizar exames preventivos, em especial o exame de próstata.
 
Uma vez que a radiologia desempenha um papel crucial no diagnóstico e acompanhamento do câncer de próstata, em apoio à campanha, o CRTR-SP divulgará informações e ações relativas ao mês de conscientização desta doença, pouco discutida entre os homens.
 
Segundo dados do INCA, em 2022, este tipo de câncer representava a segunda maior neoplasia maligna mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma), cuja incidência varia de acordo com a região de cada país.
 
O câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade, já que 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.
 
Para o diagnóstico da doença, é comumente realização de exames como a ultrassonografia transretal e a ressonância magnética da próstata, que ajudam a identificar a presença de nódulos ou outras alterações suspeitas. Além disso, a radiologia intervencionista pode ser utilizada para realizar biópsias da próstata, auxiliando no diagnóstico preciso da doença.
 
A radiologia é fundamental para que os médicos possam identificar a presença de câncer de próstata em estágios iniciais, quando as chances de cura são maiores. Portanto, a conscientização promovida pelo Novembro Azul e a colaboração da radiologia promovem um papel significativo na luta contra o câncer de próstata e na promoção da saúde masculina.
 
Homem que se cuida tem atitude. CUIDE-SE! ☢️