Durante o mês de outubro, exames de mamografia gratuitos serão oferecidos pela ONG Américas Amigas a pessoas que não têm acesso ao diagnóstico.

Buscando reduzir a taxa de mortalidade decorrente do câncer de mama e para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, a ONG Américas Amigas disponibiliza exames gratuitos de mamografia para pessoas em situação de vulnerabilidade social, através do projeto Mulheres Amigas como parte da campanha do Outubro Rosa.

Para se cadastrar no programa, clique aqui.

O exame mamográfico é a principal forma de revelar o câncer de mama e permite detectar a doença no estágio inicial. O INCA (Instituto Nacional do Câncer) recomenda que o exame seja feito a cada dois anos, por mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos.

Unidade Móvel da ONG Américas Amigas durante a campanha do Outubro Rosa

Por isso, a ação Mulheres Amigas vai contar com uma Unidade Móvel que vai percorrer a Grande São Paulo levando detecção e diagnóstico de câncer de mama às populações de: Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Mauá e São Paulo, incluindo as Comunidades de Paraisópolis, Beira Rio, Sapo, Santo do Agreste 1 e 2, Seringueira, Beverly Hills, Cidade de Deus e Itaprata.

O atendimento acontece com agendamento prévio das 08h às 18h e será possível realizar mamografia, complementos de mamografia, ultrassom de diagnóstico e encaminhamento para consulta com mastologista e biópsia, caso necessário. A estimativa é que o laudo saia em 2 horas.

Para realizar o agendamento é necessário realizar o cadastro neste link.  

Confira a programação completa:

  • 1 a 9 de outubro: Guarulhos – Shopping Bonsucesso
  • 11 a 16 de outubro: Itaim Paulista – Clube Sintrapel
  • 18 a 23 de outubro: Ferraz de Vasconcelos – Escola Nurimar Martins
  • 25 a 31 de outubro: Comunidade de Paraisópolis
  • 02 a 07 de novembro: Mauá – Shopping Plaza Mauá

Outubro Rosa

O movimento internacional Outubro Rosa foi criado em 1990, com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos do câncer de mama e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico para reduzir a mortalidade.

Segundo o INCA ,o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. Só no Brasil, são estimados mais de 60 mil novos casos em 2021.  

Quando a doença é diagnosticada precocemente, as chances de cura são de até 95%. O tratamento é menos agressivo no estágio inicial e há uma maior chance de preservação da mama. Por isso, é muito importante a divulgação de informações sobre a doença. 

Leia mais: Simpósio: Semana Rosa do CRTR-SP | Tecnologia e a Prevenção do Câncer de Mama

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Caso você encontre algum desses sintomas, ou perceba qualquer alteração nas mamas, procure um médico.