Nomeado como  InVesalius, o programa tem uso livre e permite criar mapas do cérebro de pacientes por meio de imagens obtidas por tomografia ou ressonância magnética

O site Jornal da USP noticiou recentemente o lançamento do InVesalus, um software desenvolvido por pesquisadores do Departamento de Física da USP, em Ribeirão Preto, em parceria com o CTI Renato Archer, de Campinas. Segundo o texto, esse é o primeiro software gratuito para neuronavegação. 

Uma das grandes vantagens do InVesalius, – que foi desenhado para ser utilizado em combinação com a estimulação magnética transcraniana, ou TMS pela sigla em inglês, uma técnica que permite induzir correntes elétricas no cérebro – é que o software brasileiro pode ser associado a diferentes equipamentos, diferente dos sistemas de neuronavegação comerciais, que vêm atrelados a um aparelho específico.

Ainda segundo o Jornal da USP,  além da TMS – utilizada, entre outras coisas, para testar a integridade dos circuitos nervosos que conectam o cérebro com os músculos, o InVesalius também pode ser de utilidade para o treinamento de médicos. Em um trabalho recente, publicado na revista 3D Printing in Medicine, Victor Hugo e seus colegas utilizaram o programa para criar e manipular réplicas de cabeças com as quais os médicos podem treinar determinados procedimentos.

Achou interessante? Leia o texto completo no link do Jornal da USP  e caso queira conferir o software, baixe o programa lá também.