Os tumores com metástases são responsáveis por cerca de 90% das mortes em pacientes com câncer

A notícia foi dada nesta quinta-feira, após o estudo ser publicado na revista médica Cell.  Segundo o site SWI, pesquisadores do Instituto Paul Scherrer, em parceria com a empresa farmacêutica suíça Roche, conseguiram decifrar a estrutura do receptor de quimiocina 7 (CCR7) – uma proteína de membrana especial que ajuda os glóbulos brancos a viajar pelo corpo.

A decodificação foi possível graças a cristalografia de raios X do Swiss Light Source, um acelerador de partículas criado em 2001 que fornece feixes de fótons de alto brilho para pesquisa em ciência dos materiais, biologia e química. Com a descoberta, os pesquisadores foram capazes de identificar uma molécula que bloqueia o receptor e, assim, impede que um sinal seja transmitido para a célula.

Receptores como o CCR7 podem interagir com mais de 40 proteínas de sinalização, as chamadas quimiocinas, que causam a movimentação das células. As células cancerosas podem usar o receptor para guiá-las para o sistema linfático, espalhando o câncer por todo o corpo. Estes tumores secundários chamados metástases são responsáveis por cerca de 90% das mortes em pacientes com câncer.

Steffen Brünle, pesquisador de pós-doutorado do instituto, que fez parte da equipe de estudo explicou que os experimentos mostraram que a molécula artificial, dentro da célula, se liga ao receptor, impedindo que a reação em cadeia que leva à migração celular comece. 

A matéria completa pode ser lida na publicação do SWI.