Se você recebeu um protesto referente a débitos junto ao CRTR-SP, é possível regularizar a situação de forma rápida e segura, e sem necessidade de comparecer em cartório.
Para informações sobre o débito, entre em contato pelo e-mail protesto@crtrsp.org.br.
Efetivado o pagamento da dívida no CRTR-SP — seja à vista ou por meio de parcelamento — o cancelamento do protesto deve ser solicitado diretamente pelo site do Cenprot (ProtestoSP), seguindo as orientações abaixo.
-
PAGAMENTO À VISTA
O CRTR-SP enviará comunicação ao cartório em até 5 dias úteis, informando que o débito foi quitado.
Após esse período, siga estas instruções para solicitar o cancelamento do protesto:
1 – Acesse o site https://protestosp.com.br/Cenprot/Devedor;
2 – Insira o seu CPF e siga as instruções para pagar as custas cartorárias referente ao cancelamento.
Tais emolumentos podem ser pagos por meio de boleto bancário ou débito em conta. Além disso, o sistema também permite acompanhar o andamento do pedido por SMS e e-mail, sem necessidade de comparecer ao cartório.
- Em caso de dúvidas, utilize o botão “Ajuda” na própria página do ProtestoSP para falar diretamente com o cartório responsável.
-
PAGAMENTO PARCELADO
Após o pagamento da primeira parcela, o CRTR-SP comunicará o cartório em até 5 dias úteis, sobre a quitação da primeira parcela e renegociação do débito protestado. Concluído esse prazo, basta acessar o site ProtestoSP e seguir o procedimento mencionado acima.
ATENÇÃO: o atraso de qualquer parcela cancela automaticamente o acordo — sem aviso prévio — e o protesto é reativado, gerando novas custas cartorárias.
Assim como no pagamento à vista, o processo é simples e seguro, com acompanhamento por SMS e e-mail e sem necessidade de ir ao cartório.
- Em caso de dúvidas sobre a baixa do protesto, utilize o botão “Ajuda” na própria página do ProtestoSP.

