O I Encontro Beneficente de Radiologia, evento promovido pelo CRTR/SP e realizado pela Coordenação de Educação (Cored) de São Paulo, foi um sucesso de público.

Realizado, no dia 24 de setembro, em um auditório cedido pela Câmara Municipal de Sorocaba, o encontro contou com a presença de 150 profissionais das técnicas radiológicas, residentes na cidade e em regiões vizinhas.

Devido a pandemia da Covid-19, os eventos organizados pela Cored-Sp foram realizados de forma on-line, e após dois anos,  poder retomar o contato presencial com o público é um marco na história dos eventos promovidos pelo CRTR-SP.

“Contar com mais de 50% dos inscritos, em um evento realizado fora da capital, demonstra que estamos seguindo no caminho certo ao pautamos a educação continuada como norte para as ações realizadas pela Coordenação de Educação da 5ª Região”, conclui o diretor presidente do regional Mário César Manduca.
Com programação dinâmica, o encontro proporcionou ao público palestras e mesa redonda sobre temas relevantes sobre a profissão, assim como, dicas para ingresso no mercado de trabalho. E ainda, rendeu homenagens aos profissionais que foram combatidos durante a guerra contra a Covid-19 e, também, aos profissionais da velha guarda, pelos anos de serviços prestados à radiologia sorocabense.
 

A abertura do evento contou com a participação da presidenta Silvia Karina Lopes da Silva, que representando o CONTER, discorreu sobre a importância dos profissionais da radiologia que muito contribuem para a sociedade e o aprimoramento da profissão.

Silvia Karina Lopes, diretora presidenta do Conter, em pronunciamento de abertura do evento

“O momento reuniu fortes emoções, tanto pelo lamento da partida daqueles que a pandemia levou, quanto pela presença de profissionais da radiologia com mais de 4 décadas na profissão. Estou muito grata por ver a radiologia unindo o que tem de melhor e oferecendo aos que estão chegando à profissão para que cuidem com carinho.”, disse Karina.

Em sequência, deu-se início ao ciclo de palestras, ministradas por professores locais e da capital, de grande renome no setor. Temas significativos e bastante atuais foram apresentados através de conteúdo de alto valor e relevância para o desenvolvimento das práticas radiológicas, aos quais destacamos: Anatomopatologias de Vias Urinárias, apresentado pelo Prof. Paulo Leite Junior; Mercado de Trabalho e Tecnologia, com o Prof. Alexandre Araújo dos Santos; Hemodinâmica, pelo Prof. Gustavo Allan de Souza Luis; Psiconcologia, com a Profª. Ana Rosa Anália Dreher e Tratamento Humanizado é um Direito do Paciente, apresentado pela Profª. Vanessa Moraes.

A mesa redonda composta pelos professores Carlos Edimundo da Silva, Diretor do Serviço Físico-Técnico – HCFMUSP;  Wellington Oliveira Soares | CRTR-SP e ICESP; Paulo H. Definis | Cood. de Radiologia/Segurança do Paciente – APS Santa Marcelina e Ana Rosa A. Dreher | Membro efetivo da Cored-SP e Coord. Téc. Radioterapia – IAMSPE.

Finalizando o dia, Paulo Henrique Definis, membro efetivo e presidente da Cored-SP, conclui que  a possibilidade de viabilizar a valorização das técnicas radiológicas através de encontros como este,  gera um sentimento de gratidão e a certeza da responsabilidade da Coordenação de Educação em cada vez mais investir na Educação continuada e aproximação com a categoria.

“Podemos resumir o evento como uma oportunidade de aproximação,  integração  e aprendizado entre o sistema CONTER/CRTRs com os profissionais, docentes e alunos das técnicas radiológicas. A valorização é uma das vertentes que buscamos em nosso trabalho e observar o engajamento dos profissionais no dia de hoje nos enche de orgulho e serve como combustível para as próximas ações”.

O CRTR-5ª Região, juntamente com a Cored-SP e o Conter, agradece a todos que contribuíram para o sucesso do primeiro encontro beneficente de Radiologia, realizado em Sorocaba.
 
O nosso muito obrigado aos profissionais que se inscreveram e compareceram para abrilhantar ainda mais o nosso encontro, e também, por contribuírem para a prática do bem.
Os alimentos não perecíveis arrecadados com esta ação beneficente, foi revertido para a igreja Assembleia de Deus – Ministério do Belém em Vila Barão de Sorocaba.
 
Ao time de palestrantes e convidados da mesa redonda e, especialmente, a Câmara Municipal de Sorocaba pela cessão do espaço e oferecimento do Coffee-break, ao Senac pela doação de brindes distribuídos durante a web-gincana e a PHD Eventos pela impressão dos crachás e certificados.

Rol de Palestras e Mesa redonda
Homenagens prestadas aos profissionais com mais de 40 anos de profissão
Networking e entrega de brindes
Doações recebidas que foram destinadas à igreja Assembleia de Deus – Ministério do Belém em Vila Barão de Sorocaba