Nos dias 29 de agosto a 01 de setembro, o sistema CONTER/CRTRs participou, pela primeira vez, do maior encontro das categorias profissionais de debate sobre o valor público e a busca por inovação no âmbito da Administração Pública.
Em sua sexta edição, a Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais (CNPC) realizada em Brasília, abordou temas relevantes focados em demandas específicas das Autarquias Federais, abrangendo, novidades legislativas, atos normativos dos órgãos de controle e nas boas práticas compartilhadas.
O evento bianual contou com a participação de centenas de gestores e colaboradores dos Conselhos Profissionais do Brasil, para discutir e debater – junto a autoridades do governo e procuradores da União – assuntos relacionados à gestão pública, a geração de valores, os resultados finalísticos e a busca permanente por inovação dentro dos sistemas de profissões regulamentadas.
Em sua primeira participação, a radiologia foi representada pelo TR. Mário César Manduca, diretor presidente do CRTR-SP; TR. Sandoval Kherle e Sr. Alberto Lopes de Barros, diretor tesoureiro e funcionário do CONTER, respectivamente.
Participou também, o ex-presidente do CONTER, Sr. Janner Jalne de Moraes, como palestrante convidado para proferir a palestra inaugural em conjunto com os órgãos governativos Tribunal de Contas e Controladoria Geral da União, sendo representados pelos Ministros André Luis de Carvalho (TCU) e Wagner Campos Rosário (CGU).
Dentre os temas discutidos e palestras ministradas durante o encontro vale destacar:
- A Transparência ativa e a LGPD nos conselhos profissionais;
- Programa de Integridade e Compliance : O que se aplica aos Conselhos Profissionais;
- Processo Administrativo Fiscalizatório;
- Paradigmas sobre o assédio moral e o assédio sexual, no âmbito da Administração Pública;
- O julgamento dos recursos ao FOC (Acórdão 1925/2019) e as adequações pela gestão dos Conselhos Profissionais.
Para o sistema CONTER/CRTRs é um privilégio participar de um evento de tal magnitude. Debates como este, contribuem para melhorias e boas práticas dentro dos conselhos de classe, que por sua vez, corroboram com os objetivos das atuais junta governativa do CONTER e diretoria executiva do CRTR-SP.
“Esse encontro foi muito importante por trazer a responsabilidade dos gestores, enquanto representantes do Conselho seja Nacional ou Regional, junto à sociedade, aos profissionais que trabalham nas autarquias e aos inscritos dos seus determinados Conselhos de Classe. O que vem de encontro aos anseios de transparência, governança, respeito e compliance. Foi de grande relevância saber sobre as responsabilidades que cada gestor ou diretor possui ao assumir um cargo de conselheiro, que acima de tudo, deve fazer o que é correto e certo para a sociedade e todos”, ponderou Manduca, diretor presidente do CRTR-SP.