Evento da Cored do CRTR5 reuniu alunos e profissionais da Radiologia para ouvir especialistas

Profissionais da Radiologia, alunos, professores, representantes do CRTR5 e da Cored comemoraram o sucesso do evento

Realizada na última terça-feira, 28/8, a palestra Radioterapia em Pauta, promovida pela Coordenação Regional de Educação (Cored) do CRTR5, reuniu especialistas, professores, alunos e profissionais da Radiologia em torno de técnicas de radioterapia. Ao todo, foram quase 200 pessoas presentes ao evento promovido na Unip de Bauru. 

Num discurso rápido, Agnaldo Silva lembrou que a ação não é um favor, e sim uma obrigação do CRTR para com os profissionais

Na abertura do evento, Agnaldo Silva, presidente do CRTR5, fez um discurso de boas vindas aos presentes e foi direto sobre a presença e o trabalho da Cored na cidade. “É um privilégio poder contar com a apresentação de palestrantes do nível que temos aqui. Porém esse evento, de proporcionar conhecimento complementar aos profissionais e alunos não é um favor deste Conselho. É uma obrigação nossa. E os que aqui vieram demonstraram interesse em se aprimorar. São de atitudes assim que fazem a diferença para Radiologia”, declarou antes de passar a palavra ao primeiro palestrante.

A ação contou com o apoio de alunos da Unip que ajudaram na recepção e orientação dos inscritos

 

No auditório da Unip de Bauru, os presentes puderam ouvir um pouco da vasta experiência de profissionais como o Professor Mestre Vivaldo Medeiros, que falou sobre a importância da Atuação do Dosimetrista na Radioterapia Clínica. Vivaldo, que entre outras formações é Tecnólogo em Radiologia, Especialista em Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Medicina Nuclear e Radioterapia pela Universidade Santo Amaro e já atuou no departamento de diagnóstico e terapia do ICESP.

Vivaldo Medeiros tratou da atuação do dosimetrista na radioterapia

Primeiro a compartilhar o conhecimento durante o evento, o palestrante convidado pela Cored é avaliador de Cursos Superiores pelo Ministério da Educação e pôde esclarecer a importância de o profissional de Radiologia estar antenado às necessidades do mercado. “O mercado tem pedido cada vez mais um profissional qualificado. E quando se fala em qualificação, isso implica também conhecimentos multidisciplinares que agregam no resultado final do trabalho e consequentemente num profissional mais completo”, avaliou Vivaldo Medeiros.

Já na segunda rodada da palestra, o Professor Mestre Alex Sandro da Costa Aguiar trouxe a experiência que tem e tratou de Sistemas de Supressão Tecnológica em Radioterapia e Projetos de Capacitação para Operação de Equipamentos e Dosimetria Clínica. Alex é Pós-Graduado em Radioterapia pela (UNINCOR) Três Corações/MG; Graduado em Tecnologia em Radiologia pela Faculdade Santa Marcelina, possui curso de Capacitação em Dosimetria Clínica pelo departamento de Radioterapia do Hospital das Clínicas. Entre as atividades desenvolvidas ao longo da carreira, atualmente é Professor do Curso de Tecnologia em Radiologia há 12 anos e Coordenador de cursos de pós-graduação lato sensu em radioterapia e supervisor de estágios em radioterapia.

Alex Santos Aguiar, o segundo palestrante demonstrou o crescimento no investimento na área, e também o aumento na procura por bons profissionais

Durante a palestra, ele apresentou um estudo sobre os avanços em investimentos na saúde, especialmente no tratamento do câncer. “Ainda que insuficiente frente ao crescimento de casos médicos, existe sim uma ampliação na procura por profissionais da Radiologia, especialmente na Radioterapia”, afirmou. Os presentes tiveram a oportunidade de conhecer, por exemplo, plataformas de simulação e cursos online – gratuitos e pagos – para quem quer se especializar em Radioterapia. “Muitos, a grande maioria, desses cursos, além de trazer conhecimento, são reconhecidos pelas instituições de educação do Brasil. Mas tem que haver interesse, dedicação e seriedade na busca pelo crescimento profissional”, ressaltou Alex Sandro Aguiar.

Quem encerrou o evento com chave de outro, mantendo o alto nível dos palestrantes foi a Mestre Layse Martis Gama. Presidente da Coordenação Regional de Radioproteção e Dosimetria do CRTR/SP, ela é Tecnóloga em Radiologia, Mestre em Neurociências e Biologia Celular (UFPa), Doutoranda em Oncologia e pesquisadora em Braquiterapia no Câncer do Colo Uterino pela Universidade de São Paulo (USP) e Blogueira @RadiaGama – onde se vale de plataformas digitais para compartilhar suas experiências e conhecimento.

Layse Gama encerrou o ciclo de palestras demonstrando como a qualificação interfere no bem estar do paciente

Layse abordou a Braquiterapia – Análise do Decaimento Radioativo e Proteção Radiológica em Radioterapia e tratou do tema sem rodeios: slides, imagens e explicações complementaram a proposta de evidenciar aos presentes a importância do conhecimento do profissional de radiologia no tratamento do paciente. “Os tratamentos disponíveis são muito desconfortáveis e invasivos. Há mulheres que descrevem se sentirem estupradas durante as intervenções. É fundamental que quem pretende atuar nesse segmento da Radiologia domine completamente todas as técnicas para assim, trazer o melhor resultado para cada tratamento escolhido”, revelou. Ela inda reforçou o que os palestrantes anteriores defenderam. “Se dediquem, aproveitem as oportunidades para aprender, agregar conhecimento ao seu ramo de atuação”, finalizou.

Presentes e doações

Além de agregar conhecimento, os participantes foram presenteados com publicações científicas na área da Radiologia e, ao fazer a inscrição e comparecer à palestra, ajudaram com a doação de alimentos que foram entregues para uma instituição da cidade.