Nova tecnologia fará com que médicos possam ter visão mais completa das áreas do corpo onde existe suspeita de tumor

Um raio X 3D, utilizado para observar estrelas em galáxias distantes, é a nova aposta do Reino Unido para realizar diagnósticos de câncer ainda na fase inicial. Segundo anúncio feito pelo governo na segunda-feira, 8/4, a tecnologia será financiada pela Agência Britânica Espacial para o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS). 

A ideia é substituir as máquinas de raios X em duas dimensões, usadas habitualmente para detectar a doença e que nem sempre conseguem identificar o câncer a tempo, pelos novos emissores de raios X 3D. “A tecnologia tem um potencial enorme para salvar vidas. Este é um exemplo brilhante de como os pesquisadores podem trabalhar com o NHS para ajudar a salvar vidas com um diagnóstico mais precoce do câncer”, ressaltou o ministro da Saúde do Reino Unido, Matt Hancock, em comunicado divulgado pelo governo.

A novidade, de acordo com o site da revista Exame, contará com um aporte da Agência Britânica Espacial (BNSC) de 1 milhão de libras (pouco mais de R$ 5 milhões).