Na última segunda-feira (1), um veículo que transportava material radioativo foi roubado em São Paulo, conforme divulgado, em nota pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), entidade, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Com base em informações de matéria veiculada no portal CNN, o incidente ocorreu na região de São Mateus, na zona leste da capital e o caso foi registrado no 49º Distrito Policial (São Mateus). A CNN também, buscou contato com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), mas não obteve resposta até o momento.

Segundo o comunicado da CNEN, o material radioativo roubado estava acondicionado em embalagens de chumbo, que evitam a irradiação para o ambiente. “No entanto, a manipulação inadequada pode causar danos à saúde. Por esse motivo, alertamos a população para, caso encontre o material radioativo, manter distância segura e contatar imediatamente a CNEN pelos telefones (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763, além da Polícia,” informou a nota.

A CNEN destacou ainda, que tanto o veículo quanto o material radioativo estavam devidamente sinalizados com o símbolo internacional de radiação ionizante no momento do roubo. Fotos dos produtos roubados foram divulgadas pela entidade:

Diante deste fato, o CRTR-SP ressalta a importância da proteção radiológica para evitar riscos à saúde humana e ao meio ambiente e ainda, reforça o alerta promovido pelo CNEN, de que qualquer notícia sobre material seja repassada imediatamente à entidade.

“Elementos emissores de radiação ionizante, quando manuseados de forma inadequada, podem causar danos à saúde. Por isso, é primordial que apenas profissionais treinados e autorizados lidem com esses materiais, seguindo rigorosos protocolos de proteção radiológica para garantir a integridade física e a segurança de todos”, disse Lucy Marques, tecnóloga e diretora secretária do CRTR-SP – 5ª Região.

 

Mais informações em: GOV/CNEN