A ressonância magnética (RM) é uma das técnicas de aquisição de imagem, presente no Brasil desde 1982, e bastante utilizada atualmente para a realização de exames. Seu uso é bastante seguro desde que os protocolos de segurança sejam devidamente seguidos.

Seu princípio de funcionamento é baseado na aplicação de campo magnético intenso, gerado pelo magneto pares de bobinas gradiente, bobinas de rádio frequência, condutores elétricos e, com isso, pode atrair objetos ferro magnético.

Todo o componente de um sistema de RM possui sua função definida e especifica que são fontes de risco, caso não funcione ou não sejam operados de forma correta, podem ocasionar acidentes, relacionados às boas práticas no cuidado e uso do equipamento.

Um dos princípios básicos da segurança no ambiente de imagens por ressonância magnética é não permitir que equipamentos ferromagnéticos adentrem próximo ao campo magnético, a menos que tenham sido testados e rotulados como seguro a RM.

Com isso, é necessário estabelecer e seguir atentamente os protocolos de segurança que garantam a integridade física de operadores, pacientes e acompanhantes durante a realização de exames. estabelecem requisitos de segurança para um ambiente de imagens por ressonância magnética.

No Brasil, o protocolo de segurança em RM segue o uso de normas internacionalmente reconhecidas, que requerem conhecimento de biossegurança e proteção radiológica. Para o uso e trânsito seguro no ambiente de ressonância magnética, é necessário:

✅ Nomear um oficial de segurança em RM;
✅ Estabelecer rotinas e revisão de políticas e procedimentos de segurança em RM;
✅ Avaliar o cumprimento dos requisitos de segurança;
✅ Anamnese do paciente;
✅ Preenchimento de questionários e orientações;
✅ Fornecer treinamento anual de segurança e proteção radiológica aos profissionais e equipe;
✅ Seguir todas as informações fornecidas pelos fornecedores quanto ao uso de equipamentos e dispositivos seguro a RM;
✅ Compreender e enfatizar a todo o pessoal envolvido que o campo magnético estático do sistema de RM está sempre ligado.

Diante de recente incidente ocorrido em um laboratório de São Paulo,  em que um advogado – que acompanhava a mãe durante o exame de RM – foi acidentalmente baleado com a própria arma que portava. A  arma foi atraída pelo campo magnético, disparando um tiro que o atingiu no abdômen.

É importante ressaltar que, além dos pacientes que serão submetidos ao exame de RM, acompanhantes também devem, obrigatoriamente, responder ao questionário com questões sobre a presença de material metálico fixo e/ou móvel no corpo, tais como próteses, marcapasso, piercings, etc. Assim, como atender as orientações dos colaboradores e respeitar todo o protocolo de segurança.

Vale lembrar, que o  exame de ressonância magnética é muito seguro, desde que os protocolos de segurança sejam respeitados por todos os envolvidos presentes no ambiente do exame.

 

Fonte:
https://cbr.org.br | Segurança na realização de exames de ressonância magnética
https://www.filadelfia.com.br | Artigo-academico: Conhecimento sobre segurança em ressonância magnética (Autores: Eduardo Buss, Rafael Busanello da Silva, Marcelo Rocha Soares da Silva)