Sindicato dos Médicos do Acre pede à Comissão Nacional de Energia Nuclear que averigue as denúncias recebidas de servidores de dois hospitais do interior do estado.

Recentemente, o G1 publicou uma matéria sobre a suspeita de vazamento de radiação por equipamentos de raios-X em hospitais do interior do Acre. Esse fato acende um alerta para a saúde pública e evidencia a necessidade de fiscalização rigorosa na área da radiologia. A radiação, quando usada inadequadamente ou sem controle, pode trazer sérios riscos à saúde tanto de pacientes quanto de profissionais.

A fiscalização radiológica garante que os procedimentos sigam normas técnicas e de segurança, como as da lei 7394/85 e os protocolos de Proteção Radiológica. Profissionais devidamente habilitados e registrados em seus conselhos de classe, como o CONTER e seus regionais, desempenham papel fundamental na proteção da sociedade.

O exercício legal da profissão, regulamentado por leis claras, é essencial para a saúde pública. Profissionais sem a formação adequada ou que atuam fora das normas estabelecidas colocam em risco a segurança de todos. Técnicos e Tecnólogos em radiologia são capacitados para operarem diversos equipamentos radioativos, garantindo que a exposição à radiação seja minimizada e mantida dentro de limites seguros.

Além disso, a ação do Sindmed ao solicitar uma investigação da CNEN destaca a importância da colaboração entre entidades reguladoras e profissionais da área. Denúncias são essenciais para manter o monitoramento contínuo e garantir que hospitais e clínicas cumpram com as normas de segurança, e que os equipamentos estejam devidamente calibrados e em bom funcionamento.

A situação no Acre é um chamado à ação, reforçando que a supervisão e fiscalização são indispensáveis para evitar incidentes e garantir que os benefícios da radiologia não comprometam a saúde pública. A responsabilidade é de todos: gestores de saúde e profissionais da área devem estar comprometidos com a ética e a segurança no uso da radiação.

“A fiscalização e valorização dos profissionais da radiologia são vitais para garantir a qualidade dos serviços e a confiança da população no sistema de saúde”, ressalta Agnaldo Silva, presidente do CRTR-SP.

 

➡️ Leia a íntegra da matéria veiculada no G1 em 27/09/24:  Clique Aqui
A Importância da Denúncia

O trabalho de fiscalização se desenvolve com a participação ativa da categoria, se você for vítima ou observar qualquer irregularidade, que afete os princípio da legalidade da profissão das técnicas radiológicas em seu ambiente de trabalho, denuncie.

O CRTR-SP dispõe de canal direto para este fim, com total segurança e sigilo.

 CLIQUE AQUI PARA DENUNCIAR