O desenvolvimento dos profissionais da saúde é um dos fatores que pode garantir a melhora permanente da qualidade do cuidado à saúde e a constituição de práticas técnicas críticas, éticas e humanísticas, assim como, a sobrevivência da instituição neste cenário de mudanças e competitividade constantes.

Conceito e Importância da Educação Continuada ou Permanente

Sendo a educação o ato de educar e de instruir e, de acordo com o glossário eletrônico da BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), educação na saúde consiste na produção e sistematização de conhecimentos relativos à formação e ao desenvolvimento para a atuação em saúde, envolvendo práticas de ensino, diretrizes didáticas e orientação curricular.

Diante da diversificação dos cenários de atuação dos profissionais da saúde e com o rápido e constante desenvolvimento de novas tecnologias, além de exigências diárias envolvendo inteligência emocional e relações interpessoais que a profissão requer, se faz necessário que haja algo para além da graduação, que possa tornar os profissionais sempre aptos a atuarem de maneira a garantir a integralidade do cuidado, a segurança deles próprios como trabalhadores e dos usuários e a resolubilidade do sistema.

Para tanto, há duas modalidades de educação no trabalho em saúde: a educação continuada e a educação permanente. A educação continuada envolve as atividades de ensino após a graduação, possui duração definida e utiliza metodologia tradicional, e diversos formatos de aprendizado tais como as pós-graduações, cursos livres e de especializações, workshops, seminários, entre outros. Enquanto, a educação permanente estrutura-se a partir de dois elementos: as necessidades do processo de trabalho e o processo crítico como inclusivo ao trabalho.

Em seu sentido técnico, a educação continuada é o processo contínuo de desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais e morais do ser humano, a fim de melhor integrá-lo à sociedade ou no seu ambiente de trabalho. O que reforça o conceito de que nunca é tarde para se aprender e o profissional deve estar continuamente procurando desenvolver e aperfeiçoar seu conhecimento e habilidades, nos diversos formatos de aprendizado que a educação continuada possibilita.

Segundo afirmação de Oguisso (2000), uma vez que o capital humano é o elemento mais importante no funcionamento de qualquer empresa – grande ou pequena, pública ou privada – ele deve ser objeto de análises permanentes e de adequação de funções para melhorar a eficiência do trabalho, a competência profissional e o nível de satisfação do pessoal.

Nesse contexto, a educação continuada pode configurar-se como um campo de captação e propagação de conhecimentos, práticas e reflexões sobre o processo de trabalho. É um processo contínuo que busca alternativas e soluções para os problemas reais e rotineiros vivenciados pelas pessoas e grupos em seus ambientes de trabalho.

Tal processo contribui para o desenvolvimento de competências e qualificações das pessoas, propiciando condições de apoio, agilidade no atendimento, aumento da produção e melhorias na qualidade da prestação de serviços, aumentando com isso, a confiança da equipe de trabalho e nos relacionamentos interpessoais.

Benefícios da Educação Continuada

Para Padilha (1991), a educação continuada traz inúmeros benefícios que favorecem a todos os agentes envolvidos no processo multidisciplinar em saúde.

Para o cliente: traz melhorias na qualidade dos produtos e serviços prestados; aumenta a confiança no trabalho da equipe; gera maior satisfação do cliente;

Para o funcionário, facilita o ajustamento do novo funcionário; propicia novos conhecimentos; melhora o desenvolvimento técnico; influencia na mudança de comportamento; proporciona maior segurança e valorização; reduz os acidentes de trabalho entre tantos outros benefícios;

A organização também se beneficia com este processo de qualificação, melhorando a qualidade de seus produtos/prestação de serviços, melhorando sua credibilidade e desempenho junto a seus clientes.

Desse modo, transformar a formação dos profissionais e a gestão da educação em saúde, especificamente, em saúde é a ponte para a mudança. Não se pode considerar somente a questão técnica, já que envolve mudanças nas relações, nos processos, nos atos de saúde e, principalmente, na vida das pessoas e pacientes.

Nesse contexto, a educação continuada configura-se como um campo de captação e propagação de conhecimentos, práticas e reflexões sobre o processo de trabalho nas diversas áreas do saber dentro da radiologia.

O desenvolvimento de um processo educativo junto a adultos no seu ambiente de trabalho ou para o seu trabalho, deve levar em consideração que o ponto de partida da aprendizagem é a experiência adquirida por esses profissionais em sua vida diária e que cada um já vem com uma bagagem específica e que todo e qualquer aprendizado se dá pela conscientização.

Assim, o desenvolvimento da educação continuada deve ser pautado pelos pilares de uma Educação Descentralizada e Transdisciplinar; Democratização Institucional; Incentivo ao desenvolvimento da capacidade e aprendizagem; Melhorias permanentes no cuidado à saúde e prática de técnicas críticas, éticas e humanísticas que visam o bem-estar do paciente.

Portanto, diante das novas exigências das organizações de saúde, a radiologia enfrenta contínuas transformações, o que mostra que os profissionais precisam procurar a melhor forma de ampliar seus conhecimentos, e um dos caminhos é a educação e a aprendizagem.

Papel dos Conselhos de Classe neste contexto

Partindo deste princípio, o CRTR-SP, por meio de ações educacionais idealizadas pela Comissão Regional de Educação (Cored), entende que o papel do processo educativo na radiologia é a formação contínua de profissionais com uma visão mais crítica e reflexiva de suas ações, a fim de que possam construir sua realidade, aliando teoria, prática e controle emocional perante a constante evolução do setor.

Por intermédio da Cored-SP, buscamos parceria com instituições de ensino altamente qualificadas e que oferecem infraestrutura completa e inovadora para o ensino continuado em radiologia em seus diferentes meios. Assim como, também, desenvolvemos eventos gratuitos como cursos livres, workshops e networking para a melhor capacitação dos técnicos e tecnólogos em radiologia.

Para o regional a educação continuada é o componente primordial dos programas de formação e desenvolvimento de recursos humanos tanto para sua melhoria quanto para manutenção das instituições e principalmente, a valorização da categoria.

 

Fontes:

Scielo: Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva  | Mirian Benites Falkenberg, Thais de Paula Lima Mendes, Eliane Pedrozo de Moraes e Elza Maria de Souza. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232014193.01572013

Site Conexão Saúde: Artigo Educação Continuada em Saúde. Disponível em:  https://www.conexasaude.com.br/blog/educacao-continuada-em-saude/

Ministério da Saúde: Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS). Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_educacao_permanente_saude_fortalecimento.pdf